Nova Diretoria do ICE pretende elevar índice de cursos

Há pouco mais de dez dias na liderança do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a nova diretoria, composta pelos professores Cícero Mota e Marta Gusmão, respectivamente diretor e vice-diretora, apresentam as metas para os próximos quatro anos à frente do Instituto. Eles estabeleceram a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação como o principal foco da gestão.

Responsável por alguns dos cursos mais antigos da Universidade, a nova diretoria visa, entre outros objetivos, elevar as notas atribuídas pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos do ICE.  “Mesmo com cursos mais antigos como o de matemática que tem 52 anos, a nossa avaliação ainda é a mínima para funcionar. Na graduação, os cursos estão avaliados com nota três e na pós-graduação, com exceção do mestrado em matemática que tem nota quatro, é da mesma forma. Gostaríamos de ter nossos cursos melhor avaliados”.

A nova diretoria identificou três áreas a serem trabalhadas durante sua gestão: a aquisição de um espaço adequado para estudo individual e coletivo, a ampliação da estrutura predial e o combate à evasão escolar. “Para tanto, nós temos que fazer muitas alterações. Embora as dependências do Instituto sejam mais adequadas do que quando estávamos no minicampus, ainda há alguns entraves que dificultam muitas vezes a boa avaliação dos nossos cursos, como por exemplo, a ausência de uma biblioteca, que proporcione o espaço de estudo individual e coletivo aos nossos estudantes”, declara o diretor.

Sobre a forma de administração, a nova direção propõe a participação coletiva nas ações a serem implementadas para alcançar a melhoria da qualidade dos cursos do ICE. “Temos nossa proposta de gestão, mas acreditamos que as propostas são melhores quando construídas coletivamente. Então, estamos realizando reuniões com os professores de graduação e pós-graduação e chefes de departamento para que possamos elaborar um diagnóstico exato do que acontece no Instituto, para que possamos elaborar o nosso plano de desenvolvimento institucional para os próximos 10 anos”, afirma o gestor. “O Instituto poderia ter mais rendimento, se nós buscássemos mais eficiência com todos os cursos trabalhando em conjunto e não cada um por si, que é o que tem acontecido,” completa a vice-diretora.

Com uma longa trajetória dentro da UFAM, o professor Cícero expõe a razão que o levou a concorrer para o seu cargo atual: “As candidaturas normalmente não nascem sozinhas. Vários colegas sugeriram que eu me candidatasse, um pouco em função do trabalho desenvolvido no Instituto de Ciências e Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara. Por isso, eu aceitei, porque o ICE é a minha casa, foi aqui onde eu me formei e onde sou professor há mais de 20 anos. Então, chegou a hora de dar uma contribuição mais abrangente”.

Com 28 anos servindo à Universidade, a professora Marta destaca onde pode atuar com mais propriedade. “Já assumi a coordenação do curso de Física algumas vezes. E fui coordenadora da pós-graduação também. Então, essa parte eu conheço bem e é onde eu pretendo dar a minha maior contribuição para o Instituto. Com a experiência que adquiri, posso ajudar com várias ideias”, diz otimista.

ICE

O Instituto de Ciências Exatas gradua licenciados e bacharéis nos cursos de Física, Matemática e Química. É o único Instituto a oferecer os cursos de geologia e estatística no Amazonas. Além disso, o ICE oferta disciplinas básicas para grande parte dos cursos da Universidade e é responsável pela formação de docentes em nível superior e de pesquisadores nas áreas que atende.