Começa Workshop Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Pró-Reitorias de Pesquisa

Com foco na explanação sobre a execução de projetos apresentados à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foi iniciada nesta terça-feira, 26, a quarta edição do Workshop Norte, Nordeste e Centro Oeste das Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades públicas federais.

O evento recebe o apoio do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa e do próprio Finep, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação cujo perfil é o de fomento de ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do País. Aproximadamente 50 pessoas participaram do encontro.

Palestrante do primeiro dia do evento, o chefe do Departamento de Infraestrutura das Universidades, Ricardo Rosa afirmou que a Finep responde pela criação ou reforma de laboratórios e na compra de equipamentos, mas que 99% dos projetos apresentados ainda estão em execução. “O prazo máximo para conclusão dessas obras é de 60 meses e não poderão, a priori, ser prorrogados em virtude da demanda crescente e recursos revisados periodicamente a cada ano de lançamento das chamadas”, explicou.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, professora Selma Baçal, há uma preocupação das instituições públicas em potencializar a distribuição desse recurso para a infraestrutura de pesquisa e pós-graduação. O que pretendemos com esse encontro é como as instituições públicas de pesquisa devem concorrer ao Edital CT-INFRA/FINEP e como executar o financiamento”, declarou.

O primeiro Workshop CT-INFRA foi realizado na Paraíba; o segundo foi em Alagoas e o terceiro foi em Goiânia. Em Manaus, o evento é organizado pela UFAM com o apoio do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Norte (FOPROP) e da FINEP.

Na quarta-feira, 27, o IV Workshop terá continuidade no Hotel Comfort, localizado na avenida Mundii, 263, Distrito Industrial, sob os temas “Dificuldades e Perspectivas” e “Novas Fontes de Financiamento de Infraestrutura de Pesquisa no Brasil”.