UFAM recebe visita de representantes de empresa do PIM

A UFAM recebeu, na pessoa do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, a visita da comitiva de uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21). O objetivo da visita é estabelecer contato para um futuro compromisso mútuo. A empresa tem a intenção de firmar parceria com a Universidade, por meio do Instituto de Computação (ICOMP), para financiar projeto de formação de profissionais na área de desenvolvimento de dispositivos móveis.

Se confirmado, o convênio vai proporcionar, entre outras medidas, a reestruturação do ICOMP, inclusive com a construção de novas instalações. O projeto prevê ainda a concessão de bolsas de estudo para estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado. “É uma parceria ampla, onde teremos a oportunidade de aumentar a nossa capacidade de formação e ao mesmo tempo aproximar mais os nossos alunos do mercado de trabalho”, declara o coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI), professor Edleno Moura.

Os resultados do projeto serão vistos dentro e fora da Universidade. “O principal propósito da parceria é a UFAM, que já oferece formação de qualidade. Ampliar essa formação não só em termos qualitativos, mas também quantitativos, repercutirá no mercado de trabalho também. Se nós quisermos ter um pólo industrial forte, que não necessite de incentivo fiscal, um dos pontos importantes é a presença de massa crítica na região e essa parceria contribuirá conosco para fortalecer o nosso papel na criação de massa crítica”, diz o coordenador do PPGI.

De acordo com o professor Edleno, outro benefício resultante do acordo é a possibilidade de troca de conhecimento entre instituições da área atendida pelo projeto. “O convênio vai contribuir para que possamos aumentar a nossa capacidade de cooperar com outras instituições da região, inicialmente de Roraima e do interior do Amazonas, mas também buscando ampliar isso por toda a região Norte”, afirma.

A assinatura do convênio está prevista para as próximas semanas. Espera-se que o projeto entre em funcionamento no mês de março e que os primeiros efeitos sejam percebidos até o final do ano.

Após a reunião, professores do ICOMP apresentaram o Instituto aos visitantes.