DRH discute plano de capacitação com servidores

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) - vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROCOMUM) -, vai realizar até o fim do mês de março, uma série de reuniões para orientar os servidores da Universidade Federal do Amazonas quanto ao preenchimento dos formulários a serem utilizados na elaboração do Plano Anual de Capacitação (PAC). O Plano tem o objetivo de desenvolver e fomentar as competências do servidor público por meio de cursos com carga horária entre 20 e 180 horas.

De acordo com a diretora do Departamento de Recursos Humanos em exercício, técnica Rosyanne dos Santos, é por meio da participação efetiva dos servidores durante esses encontros que novas políticas podem ser viabilizadas. “A participação ainda está tímida, mas acreditamos que com a interação entro nós e os setores, poderemos obter respostas mais próximas às nossas formulações ", explicou.

Instituída pelo decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional vêm sendo realizada pela UFAM desde 2010, quando funcionou nos moldes que está sendo feito agora, com reuniões setoriais pela Universidade para que o Plano tenha vinculação maior com o planejamento da Instituição e resulte em melhores resultados para a categoria. "Nosso objetivo é orientar o servidor quanto aos cuidados que têm de ter na hora de fazer as propostas de cursos, porque é através de formulários que eles se manifestam”, frisou a técnica em Assuntos Educacionais, membro da Comissão do PAC e uma das palestrantes dos encontros, Emanuelle Chagas.

A técnica e palestrante salientou ainda, que nos anos de 2011 e 2012, a interação entre o setor de Departamento Pessoal, paras fins de implementação do PAC, restringia-se a envio de formulários. "Não recebíamos respostas de todos os setores. Quando havia, boa parte das sugestões de cursos não atendiam às necessidades da instituição, sendo, então, consideradas de cunho individual", explicou Emanuelle.

Cronograma

O calendário de execução para implementação do PAC terá continuidade com reuniões setoriais até o mês de março, em Manaus: uma para todo o setor Norte da UFAM, outra para o Setor Sul e a última para as faculdades situadas na área central da cidade. No interior, já foram realizados encontros em Itacoatiara, em Humaitá e em Coari. Os demais campi, vão ser visitados em breve e simultaneamente.

Sobre o PAC

O PAC permite ao servidor, por meio da capacitação com os cursos oferecidos, que ele progrida profissionalmente, com aumento do salário. Para cada nível de classificação do servidor público federal (A, B, C, D e E) há uma exigência mínima de carga horária para que ele aumente seu nível de capacitação profissional (I, II, III e V), partindo da exigência mínima de cada cargo. É através da realização dos cursos demandados no Plano Anual de Capacitação que o servidor pode obter a carga horária mínima exigida para as capacitações.

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO

NÍVEL DE CAPACITAÇÃO