Preparativos para comemorar os 20 anos do Programa Idoso Feliz Participa Sempre

O Programa Idoso Feliz Participa Sempre (PIFPS) comemora 20 anos de existência em março. Em reunião, as coordenadoras do PIFPS, professoras Rita Puga e Nazaré Marques, e algumas alunas participantes, apresentaram à reitora da UFAM, professora Márcia Perales, as demandas concernentes aos preparativos para a celebração do vigésimo aniversário do programa, que atende mais de 300 pessoas.

Após atender às solicitações da equipe do programa, a reitora expressou a relevância que os programas de extensão têm dentro da instituição, pois, permitem a aproximação entre a comunidade externa e a Universidade. “Esses programas são muito importantes. Alguns são desenvolvidos dentro do campus universitário e trazem a comunidade para a UFAM e outros são realizados em outras áreas da cidade. Então, eles movimentam um número muito grande de pessoas e prestam serviço à sociedade”, afirma.

O PIFPS foi desenvolvido com a finalidade de educar para o envelhecimento, promovendo ações que proporcionem melhoria na saúde e na vida dos participantes. “Com um estilo de vida ativo é possível alcançar a longevidade. As pessoas precisam entender a importância disso, daí a necessidade de educá-las para ter o hábito da atividade física, que somada a uma boa nutrição e aos cuidados com a saúde mental, constituem o tripé da qualidade de vida”, declarou a coordenadora, professora Rita Puga.

Domingas Melo Brasil, que desde o início frequenta o PIFPS, tem 62 anos e diz ter vivenciado e testemunhado o quanto as atividades do Programa contribuem positivamente na saúde dos integrantes. “Esse programa é uma benção. Tem gente que começa a participar que nem anda, usa muleta ou bengala. Com o tempo, terminam por abandoná-las. Eu também experimentei isso, quando cheguei pesava 100 quilos, hoje estou com 83 e ganhei maior mobilidade. Faço natação, bicicleta, triatlo. Consigo fazer qualquer atividade”.