Homenagens marcam comemoração dos 40 anos do ICE

Ao longo de quatro décadas, o Instituto de Ciências Exatas tem enfrentado o desafio de estabelecer uma agenda para a ciência e tecnologia na Universidade e, dessa forma, promover o desenvolvimento da Amazônia. Na manhã desta terça-feira (5/2) foi realizada a solenidade de comemoração pelos 40 anos do ICE.

Compuseram a mesa de honra a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva, o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, o diretor do ICE, professor Jamal Chaar, o chefe do Departamento de Matemática, professor Valtemir Cabral, o chefe do Departamento de Física, professor Adelino Ribeiro, o editor-chefe da Revista do ICE, professor José Luís de Souza Pio e o professor Rutênio Luiz de Castro Araújo, do Departamento de Geociências.

Durante a solenidade, o diretor do ICE, professor Jamal Chaar, relembrou as realizações do Instituto. “Temos colhido bons frutos e levado adiante as ideias dos pioneiros do ICE, os quais se comprometeram a enfrentar os desafios que eram demandas da sociedade. Entre  nossas conquistas podemos destacar: a criação dos cursos de pós-graduação e de laboratórios, onde são desnevolvidas pesquisas de ponta; o destaque de nossos alunos em congressos nacionais; a participação expressiva deles em congressos internacionais; a intensificação dos projetos de Extensão, como a Casa da Física, que alcança milhares de alunos da rede pública estadual e municipal e a criação recente do Instituto de Computação. Agora, anunciamos o relançamento da revista científica do ICE -  a qual está sob o comando do professor José Luís de Souza Pio -  para dar mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no Instituto. São muitas conquistas e espero que o ICE possa continuar caminhando nesse sentido”, declarou o diretor.

Em seu pronunciamento, a reitora, professora Márcia Perales, destacou a contribuição do Instituto de Ciências Exatas para que a UFAM cumpra a missão de estimular o saber nas várias áreas do conhecimento. “Nenhum gestor tem a capacidade de, sozinho, administrar uma instituição desse porte. Por isso, são necessários os grupos, as divisões de tarefas,  o compartilhamento de competências em nome daquilo que está acima de todos nós; que está acima de nossos interesses pessoais e de nossos deveres individuais  que se chama Universidade Federal do Amazonas. Parabéns ao ICE por reconhecer a contribuição de todos que trabalham incessantemente para tornar essa Instituição mais forte e mais presente no interior do Amazonas”.

Homenagens

Docentes e servidores que contribuíram tanto  para o desenvolvimento do ICE nos últimos 40 anos foram agraciados com uma placa alusiva às quatro décadas do Instituto. Na placa, uma frase de Cora Coralina. “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

Um dos agraciados foi o professor Sócrates Mesquita Batista Filho, ex-diretor do ICE e docente aposentado do Departamento de Química. “Foram quase 30 anos de dedicação a esta Universidade, a este Instituto. Tenho orgulho de minha trajetória. Fiz diversas orientações de trabalhos de alunos-professores e guardo com muito carinho a lembrança da relação de confiança que eu tinha com meus alunos, os quais, inclusive, freqüentavam a minha casa.

Outro docente homenageado  foi o também ex-diretor do ICE,  professor Edmilson Bruno da Silveira. Ele disse que o reconhecimento é bem-vindo e compartilhou suas lembranças do ICE. “Lembro que na época da fundação do Instituto, eu ainda era aluno da Universidade. Em 1976, passei no concurso para docente e depois fui o primeiro diretor eleito. O ICE é um Instituto que sempre se preocupou com a qualificação do corpo docente. Acredito que tenha sido o primeiro a ter uma estrutura de qualificação docente na Universidade, o que o fez servir de modelo para muitos outros”.