Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação avalia conquistas em 2012 e detalha como as ações repercutem na atuação institucional de 2013.

O ano de 2012 foi  para a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) foi marcado por muito êxito. Segundo dados da Pró-reitoria e da Divisão de Registro de Diplomas, foram expedidos 498 certificados de especialização; 113 de mestrado e 25 de doutorado; a freqüência dos alunos do PIBIC  passou a ser recebida na forma eletrônica e firmaram-se parcerias importantes para doutorados interinstitucionais.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação detalha as conquistas de 2012. “Em 2012, a Comissão de Capacitação do Servidor (CCS) funcionou de forma plena, dando celeridade aos processos de capacitação dos docentes e técnicos administrativos; tiveram início três programas de pós-graduação aprovados pela Capes, entre eles o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, que funciona em Itacoatiara e é o primeiro programa de pós-graduação strictu sensu com sede no interior do Estado. Aplicou-se R$ 1.507.000 reais só de apoio aos programas de pós-graduação do PROAP, que é o apoio da Capes aos programas de Pós-graduação e executou-se um residual de recursos de apoio da FAPEAM, através do Prograd, que teve muito êxito. Eu só posso agradecer o empenho dos acadêmicos da graduação e da pós-graduação; dos técnicos administrativos e docentes envolvidos com a pesquisa na Universidade. O ano de 2013 será muito melhor”, declarou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal.

Confira outras conquistas de 2012 que refletem na atuação da Pró-reitoria em 2013.

Doutorados Interinstitucionais

Foram conquistadas três turmas de Dinter (doutorado Interinstitucional), as quais entram em execução durante 2013. O primeiro é um doutorado em Física Ambiental, feito em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso, e que vai funcionar em Humaitá. O segundo Dinter é o de Economia. Ele vai ser realizado na Faculdade de Estudos Sociais, em Manaus, e foi firmado com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Um outro Dinter muito esperado foi o de Enfermagem. Firmado com a Universidade de São Paulo, deverá formar os docentes de nossa Universidade com a titulação de doutor, já que no Amazonas, só há dois doutores em Enfermagem.

Foi aprovado um doutorado em Inovação farmacêutica, em parceria com a Universidade Federal de Goiás. A inovação farmacêutica é uma área em que há carência de desenvolvimento na região amazônica. A seleção será agora em 2013.

DINTRAS E MINTRAS

A UFAM tem um Dintra (doutorado intrainstitucional) e um Mintra (mestrado intrainstitucional) no Programa de Ciência do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia no município de Parintins, para formar os docentes do IFAM e da UFAM e um Dintra e um Mintra em Sociedade e Cultura da Amazônia, em plena execução no município de Benjamin Constant.

Lançamentos

Foram lançados o catálogo dos grupos de pesquisas e o catálogo da Pós-graduação e o Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-graduação da UFAM, com vistas a trabalhar a qualidade dos cursos de Pós-graduação no próximo triênio 2013-2015.

Docentes visitantes

Foram mantidos os contratos de cerca de 16 professores visitantes que atuam nos programas de pós-graduação da Universidade e mais três docentes visitantes serão contratados ao longo de 2013.

Avanços na Iniciação Científica

A Universidade recebeu o total de 901 projetos de Iniciação Científica, abrangendo PIBIC comum, o PIBIC Ação afirmativa, o PIBIC Júnior e o PIBIT (voltado para a inovação tecnológica). Segundo a Pró-reitora da Propesp, professora Selma Baçal, foi um salto expressivo. “Mais de 800 projetos estão em execução na Universidade e a meta para 2013 é que o PIBIC supere a marca de 1000 projetos. Queremos difundir entre os acadêmicos e os docentes orientadores a necessidade de ingressar na Iniciação científica, pois isso potencializa o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, destacou ela.