Seminário “Construindo o Plano Anual de Capacitação 2013 dos Servidores Técnico-administrativos”

O Seminário aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) no auditório rio Amazonas. A reitora, professora Márcia Perales, declarou que o encontro é fundamental.  “Os técnicos devem ser ouvidos. Isso não significa dizer que temos condição de abarcar todas as demandas, mas essa instituição tem como diretriz a qualificação permanente de todos os servidores. Isso diz respeito a técnico e a docente. Esse é o momento em que o plano anual de capacitação dos técnicos 2013 vai poder ser discutido para que seja o mais estruturado possível e responda a um número maior de demandas, em função dos objetivos institucionais” disse a reitora.

O Plano anual de capacitação aponta as necessidades de desenvolvimento dos servidores.O Departamento de Recursos Humanos da Universidade trouxe o palestrante Thiago Dias Costa para compartilhar a experiência desenvolvida na Universidade Federal do Pará. “Há alguns anos, pensava-se que as instituições públicas eram lentas, mas hoje isso mudou. Hoje todas as instituições públicas primam pelos serviços de excelência, oferecer atendimento diferenciado. Ao identificarmos uma experiência da UFPA, uma universidade parceira que conseguiu avançar no desenvolvimento dos processos e, consequentemente, melhorar os resultados institucionais através do compromisso e da união entre técnicos e docentes, convidamos o professor Thiago Costa para compartilhar conosco essas experiências”, comentou a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Universidade e Presidente da Comissão do PAC 2013, Técnica administrativa em Educação Sheila Cristina Telles da Silva.

Thiago Dias Costa tem mestrado e doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará e é vice-coordenador do Programa de mestrado profissional em Gestão Pública da UFPA. Durante a apresentação, o palestrante destacou a visão sistêmica é essencial para que o servidor tenha consciência do impacto do trabalho dele no trabalho dos colegas e na instituição. “A necessidade dessa competência de visão sistêmica é a necessidade de o servidor saber tomar  decisões corretas de acordo com o funcionamento da instituição como um todo. Desenvolver essa competência exige que o servidor tenha conhecimento do que cada unidade faz e como ele pode tomar decisões de acordo com o funcionamento de cada uma das unidades. Exige que ele conheça o regimento, o organograma, o funcionamento e as responsabilidades de cada uma das unidades administrativas da instituição. Enquanto tivermos aquele servidor que só entende o que ele faz, mais prejudicada a instituição se torna”.

O Técnico administrativo em Educação Sebastião Cabral elogia a iniciativa de a instituição buscar o melhor para desenvolver suas atividades. “Compartilhar conhecimentos é importantíssimo. O palestrante trouxe elementos que vão subsidiar nosso setor de Recursos Humanos para que nós possamos melhorar o que já vem sendo aplicado, principalmente na área de capacitação dos técnicos e servidores administrativos”.