Matrículas Institucionais PSC e SISU poderão ser feitas até o dia 23

O Departamento de Registro Acadêmico, integrante da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) realiza até a próxima quarta-feira, dia 23, A efetivação das matrículas institucionais dos alunos aprovados no Processo Seletivo Contínuo (SPC) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O atendimento é presencial e acontece no auditório Eulálio Chaves, no mini campus, das 8h às 18h.

De acordo com a diretora do Departamento de Registro Acadêmico, professora Edijane Paredes Garcia, na etapa de efetivação de matrícula os alunos já preencheram antecipadamente o cadastro estudantil on line e agora, presencialmente, atestam as informações que cederam no momento da inscrição.

“Se no momento da inscrição optaram pelo regime de cotas alegando renda familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, o aluno precisará comprovar com documentos. No caso, de optar pelo regime de cota por ser preto, pardo ou índio, a ratificação é auto-declarada”, explicou ela.

Ainda segundo a diretora, o atendimento aos alunos obedece a um cronograma, baseado em data e inicial alfabética do curso. Os documentos que devem ser apresentados no ato da inscrição estão listados no site da PROEG. Em média, cada aluno é atendido em cinco minutos, a exemplo de Nycolle Neves, aprovada através do PSC para o curso Ciências Sociais.

Para a matrícula de alunos menores de 18 anos é indispensável a presença de um responsável.

O PSC e o Sisu são as duas modalidades utilizadas pela universidade como forma de ingresso, que visam preencher as 5.456 vagas ofertadas, divididas igualmente.

Atendimento no interior

Nos municípios onde existam unidades da UFAM, as matrículas também obedecem a um cronograma, mas devem ser feitas na própria unidade, caso o candidato, no momento da inscrição, tenha optado cursar a especialidade na cidade em que reside.

Para o interior, foram disponibilizadas 1.650 vagas, sendo 825 pela modalidade PSC e outras 825 vagas pelo Sisu.