MEC publica reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do ICET

O Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), teve seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) por meio da Portaria no 219, de 1° de novembro de 2012, ratificando a validade nacional ao diploma de seus futuros formandos. No Brasil, esta é a primeira e única Licenciatura dupla em Biologia e Química reconhecida.

Em 2011, a comissão de avaliação do MEC emitiu ao curso conceito 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Foram avaliadas as dimensões: organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente. A avaliação foi positiva, o que avalizou a condição de curso reconhecido.

O curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, que atualmente conta com aproximados 250 alunos, tem duração de cinco anos, teve início setembro de 2007. Ele tem como propósito preparar o futuro professor para o exercício do magistério regular no ensino fundamental e médio, com um conjunto de disciplinas, estágios e demais atividades acadêmicas tanto na biologia quanto na química.

A coordenadora do curso, professora Fabiana Paschoal, garante que o reconhecimento é fruto do trabalho em equipe. "Foi uma grande alegria o curso ter sido avaliado de forma positiva, pois revelou a dedicação que temos em prestar um serviço de qualidade aos alunos. Já estamos trabalhando para melhorarmos nas próximas avaliações do MEC", afirmou.

As ações acadêmicas e a formação de recursos humanos pelos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas têm atingido de forma direta e positiva as escolas no interior do estado.