Alunos de Arquitetura são convidados a desenvolver trabalhos de Arquitetura para a Universidade
Na manhã desta quarta-feira (19), professor e alunos do curso de Arquitetura apresentaram à administração superior da Universidade um projeto de mobilidade alternativa, que contempla pedestres e ciclistas. O trabalho consiste numa passarela suspensa de 18 km, que permite a integração com a natureza manauara. O projeto foi elaborado sob a coordenação do professor Roger Pamponet.
Na ocasião, eles também apresentaram à reitora, professora Márcia Perales, e ao vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, as principais demandas do Laboratório de Arquitetura da UFAM. Após a apresentação, a reitora elogiou o trabalho da equipe. “É esse o papel da Universidade. Tentar, a partir de um olhar crítico e competente tecnicamente, analisar e fazer proposituras. Isso demonstra que a instituição está voltada para os problemas da cidade e pode ajudar a solucionar muitos deles. É uma proposta concreta, que valoriza a floresta, o meio ambiente e incentiva a prática desportiva”.
Ela aproveitou para encomendar aos alunos projetos para a Universidade. “Com um projeto pronto, podemos buscar recursos. O mais fantástico é a proposição de integração à floresta. Isso é espetacular e aproveitamos para encomendar para a UFAM um projeto arquitetônico semelhante, com o objetivo de ampliarmos os pontos de visitação do VIP, nosso programa de visitas institucional. Assim, quem vier à UFAM, vai observar nossa fauna, nossa flora, conhecer as nascentes e desfrutar de um passeio pela maior área verde urbana da cidade”.
O coordenador do projeto, professor Roger Pamponet, disse que os alunos estão preparados para elaborar os projetos para a Universidade. “Mais que aprender a usar Photoshop e 3D MAX, os alunos querem alternativas para a mobilidade urbana e, com certeza, vão criar soluções criativas e modernas para as demandas”.
A estudante Vívian Borborema avalia a proposta da reitora como um grande desafio. “É, ao mesmo tempo, uma oportunidade e muita responsabilidade. Espero atender às expectativas”, declarou.
Para Thiago Maurilo, o reconhecimento do trabalho pela reitora e pelo vice-reitor é muito importante. “Percebi que a mobilidade alternativa não é um sonho só nosso, tanto que recebemos o convite para fazer um projeto assim para a nossa Universidade e isso é uma honra para nós”.