Todos pela Pós-graduação - Lançado o PACPG/UFAM

Gestão participativa, avaliação permanente e inserção da UFAM no cenário acadêmico e científico nacional estão entre as metas a serem alcançadas pelo programa que passa a ser adotado em 2013. O Programa de Apoio à Consolidação e ao avanço da Qualidade da Pós-graduação da UFAM objetiva fortalecer a Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade, com a melhoria dos conceitos Capes.

Durante a abertura oficial da cerimônia, a reitora, professora Márcia Perales, cumprimentou todos os presentes, agradeceu o apoio irrestrito do consultor desse empreendimento da Universidade, professor Emídio Cantídio de Oliveira, e exaltou o esforço conjunto que todos os integrantes da instituição fazem para adotar o programa, que é considerado uma mudança de paradigma institucional. “Agradeço todas as propostas recebidas para o PACPG. Aprendemos a trabalhar coletivamente em tarefas ousadas porque a UFAM nos agrega e é isso que sustenta a implementação desse programa institucional. Declaro o início desse esforço coletivo, que não é importante só para uma gestão ou para a Universidade, mas para o Amazonas e o para país inteiro” discursou.

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, enfatizou a presença de integrantes dos programas de pós-graduação das unidades do interior do Estado e destacou a necessidade de avançar nos conceitos Capes. “A Universidade Federal do Amazonas é a que tem o maior número de programas de pós-graduação, mas não basta investir em infraestrutura e em bolsas, pois queremos programas bem avaliados. Temos o apoio da Capes, da Fapeam, mas precisamos investir em excelência. Para isso, temos que rever nossos processos, como estamos fazendo hoje”.

A diretora-presidente da FAPEAM, Maria Olívia Simão, disse que a UFAM, ao enfrentar os desafios de avançar quanto à qualidade dos cursos de pós-graduação, estimula outras instituições a implementarem programas semelhantes. “ O PACPG  da UFAM é um programa que todas as instituições precisam ter. Fizemos uma reflexão no Fórum de  gestores de Ciência e Tecnologia do Amazonas e constatamos que precisávamos ter um avanço em qualidade, pois há anos não saíamos do conceito 3. Precisamos mudar esse cenário e a UFAM teve a iniciativa de buscar essa qualidade”.

Dr. Lívio Amaral, conferencista magno e diretor de Avalição da Capes, exaltou a condução experiente da equipe da reitoria da UFAM na busca pelo padrão de excelência. “Estou muito satisfeito de ver a iniciativa da UFAM de discutir e avançar na pós-graduação para ter excelência nos programas que aqui existem. O dia de hoje é um passo na direção do bom diagnóstico e, a partir dele, as ações e induções para que tenhamos programas com melhores notas”.

Durante a conferência magna, ele apresentou o panorama do Brasil com os indicadores dos programas de pós e estatísticas do crescimento da produção científica no Brasil e no mundo. “Muito do que se produz de conhecimento no país é feito na Universidade. O Brasil alcançou, em 2010, a 13a posição no ranking da produção de conhecimento no mundo. Ao longo de trinta anos, foi um crescimento contínuo. Olhando hoje, podemos dizer que houve política de Estado e não de governo”, declarou.

O responsável pela apresentação do PACPG, Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho, define o PACPG como um programa de impacto. “Ao longo de 2 ou 3 avaliações, a maioria dos programas existentes passem para conceitos mais elevados. Para tanto, não há fórmula secreta. Precisamos do engajamento de todos para monitorar os programas, ter permanentemente consultores da CAPES  investir trazer cientistas renomados para visitar, aprimorar a gestão

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, elogiou a importância de alguns programas de pós-graduação da UFAM que são únicos no Estado do Amazonas e na região Norte. “Acreditamos que esse 18 de dezembro de 2012 será lembrado como o dia de lançamento de um programa que dará bons frutos para a instituição. Esse é o momento de darmos um salto importante. Temos o desejo de ver, não só a UFAM, mas a região Norte atendendo a comunidade cada vez melhor. Temos um programa de pós-graduação, o de Contabilidade e Controladoria, que é único na região Norte. Temos um universo de cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, todos de importância singular para a formação de recursos humanos na Amazônia,” concluiu a pró-reitora.

O evento contou ainda com uma homenagem ao primeiro programa de pós-graduação da UFAM e com o lançamento do Catálogo dos Grupos de Pesquisa da instituição.

Compuseram a mesa de abertura a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, a Diretora-presidente da FAPEAM, Maria Olívia Simão,  o consultor do PACPG da UFAM, Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho, o diretor de Avaliação da CAPES, Dr. Lívio Amaral, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal e a coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciência de Alimentos, professora Ariane Mendonça Pacheco que representou o programa de pós mais antigo da UFAM.