Melhores trabalhos apresentados no CONIC recebem o prêmio Professor Abraham Moysés Cohen

A Cerimônia de encerramento do XXI Congresso de Iniciação Científica da UFAM ocorreu na manhã desta sexta-feira (14/12), no auditório rio Alalaú, da Faculdade de Educação. Os melhores trabalhos apresentados no evento receberam o prêmio Professor Abraham Moysés Cohen.

Durante a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos, a reitora, professora Márcia Perales, ressaltou o quanto é difícil para os avaliadores definirem que trabalhos devem ser premiados. “É um trabalho muito difícil para os comitês institucionais e o comitê externo, porque todos os projetos são de excelente qualidade. Sabemos que esse prêmio têm um grande valor para a vida acadêmica e para a satisfação pessoal dos premiados, pois reconhece o plus, o destaque da pesquisa deles, mas isso não significa demérito nenhum aos demais trabalhos, pois todos foram rigorosamente analisados  e aprovados com mérito”.

A representante do Comitê Assessor do CNPq na área de Ciências Humanas, Rosa Ester Rossini, afirmou que, independente de premiação, todos os estudantes que se apresentaram durante o evento serão profissionais diferenciados no mercado de trabalho. “Mesmo aqueles que não vão seguir a carreira científica, sabem que a pesquisa do PIBIC nunca será um investimento perdido. Quem tem PIBIC já é premiado, pois teve energia para desenvolver e concluir um trabalho de pesquisa.

O coordenador do Congresso, professor Antônio José Inhamuns da Silva, afirmou que todas as atividades são um estímulo para que os alunos participem mais das atividades universitárias e cresçam na ciência e na pesquisa na região.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal  destacou que o CONIC é um sucesso para a instituição. “O encerramento do XXI CONIC é um momento importante de reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e pelos docentes da Universidade e a Universidade está em festa porque a iniciação científica da UFAM é o maior projeto de iniciação científica do Estado do Amazonas” comemorou a pró-reitora.

As pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Iniciação Científica foram financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológco (CNPq), pela Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e pela Universidade Federal do Amazonas.

Confira abaixo, os estudantes que receberam o prêmio Professor Abraham Moysés Cohen.

Thiago Albuquerque de Araújo – do curso de Ciências Agrárias - orientado pela professora Maria Teresa Gomes  Lopes. Pesquisa: Diversidade genética de populações de buriti.

Ana Paula Gualda Santos  - Ciências Biológicas - orientada pela professora Daniele Aparecida Matoso. Pesquisa: Investigação de alterações cromossômicas e estruturais em portadores de deficiência mental.

Márcia Brandão de Oliveira – do curso de Estatística - orientada pelo professor  Celso Rômulo Barbosa Cabral. Pesquisa: Modelos de regressão linear assimétricos.

José Carlos de Souza – do curso de  Geografia – orientado pela professora Adorea Rebello. Pesquisa Estudo dos resíduos sólidos flutuantes do Igarapé do passarinho Manaus/AM.

William Nascimento Litaiff Nogueira -   do curso de Farmácia - orientado pela professora Cinthya Iamille Frithz Brandão de Oliveira. Pesquisa: Estudo da atividade antinociceptiva e antiinflamatória de frações biologicamente ativas de Aspidosperma nitidum Benth. Ex Mull. Arg.

Wylnara dos Santos  Braga - orientada pela professora  Márcia Irene Pereira Andrade. Pesquisa:  Avaliação dos Pós-acordos firmados no Núcleo de Conciliação das Varas de famílias. N.C.V.F TJ/AM,em 2011.

Pedro Henrique Coimbra de Oliveira - do PIBIT -orientado pela professora  Neila de Almeida Braga. Pesquisa.  Produção de células eletroquímicas para oxidação  de compostos orgânicos  em amostras.