Abertura da III Jornada do PIBID
A III Jornada do PIBID, que tem como objetivo divulgar e avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do programa no ano de 2011/2012, iniciou no dia 12 de dezembro, com solenidade de abertura no auditório da Matemática Professor Henrique Mesquita.
Dando inicio à III Jornada, a professora Ana Galotta deu as boas-vindas aos convidados e também discorreu sobre a história do PIBID da UFAM. “O primeiro edital do PIBID foi lançado em 2007 e o programa teve início em 2009. No começo, tínhamos cinco subprojetos nas áreas da Educação onde há mais carência – Física, Química, Biologia, Matemática e Ciências Naturais. Começamos a atuar em seis escolas da capital, com uma equipe de 60 bolsistas, dez professores e cinco coordenadores de área, e no mesmo ano, também foi implantado o PIBID no pólo de Benjamin Constant”, afirmou a professora.
“Hoje o Programa está presente em todos os cursos de Licenciatura, inclusive nas Unidades do Interior”, acrescenta. Ela também destaca que o PIBID é uma forma de reapresentar a universidade às escolas e, que graças a ele, muitos alunos do Ensino Médio estão interessados em fazer um curso de Licenciatura.
Em seguida, a professora Cristiane Pereira do Santos, supervisora da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti das áreas de Ciências da Natureza e Biologia, apresentou as atividades desenvolvidas nas escolas emocionando os convidados com o seu relato de experiência no PIBID (leia o discurso na íntegra, em anexo, ao final da matéria). Após a professora Cristiane, a aluna Priscylla Fonseca da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, também falou das suas experiências dentro do Programa.
A reitora, professora Márcia Perales, parabenizou os professores e estudantes do PIBID e ressaltou que o Programa tem uma afinidade impressionante com a UFAM, já que cultua a missão da Universidade.
Ela também aproveitou a oportunidade para agradecer à professora Ana Galotta e a equipe de mais de oito mil servidores da UFAM, pelo esforço na realização do último Processo Seletivo Contínuo (PSC).
“Os relatos do PIBID são válidos para aprendermos algumas lições e amadurecermos. Na UFAM enfrentamos vários desafios, e o maior deles é a democratização do acesso à Instituição, por isso, neste ano, foi promovida a gratuidade do PSC, e as provas foram aplicadas nos 62 munícipios do Amazonas, aumentando o número de inscritos em relação ao ano passado, de 9 mil para 22 mil no interior, totalizando 60 mil inscritos (capital e interior)”, enfatiza a professora.
O professor Francisco Hara destacou a participação dos alunos do PIBID na Feira Norte do Estudante 2012. “Participantes do PIBID apresentaram seus projetos e experimentos no estande da UFAM durante todos os dias da Feira, e sem eles, não teríamos conseguido o prêmio de melhor estande do evento. O PIBID é um parceiro da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), e vem amadurecendo cada vez mais, e isso só foi possível graças ao trabalho de equipe”, salienta o professor.
O encerramento do evento acontece no dia 14 de dezembro com uma mostra de experimentos realizados pelos bolsistas durante o período da manhã, no Instituto de Ciências Exatas, e com uma mesa redonda cujo tema será “Controvérsias e Perspectivas na formação do bolsista PIBID para o Ensino das Ciências”, no auditório da Matemática Prof. Henrique Mesquita, às 14h.
O que é o PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Principais objetivos do PIBID:
· Incentivar a formação de professores para a educação básica;
· Diminuir a evasão dos alunos nos cursos de Licenciatura;
· Proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola;
Números do PIBID da UFAM
2009 |
2012 |
Presente em 5 licenciaturas |
Presente em 22 cursos |
5 subprojetos |
33 projetos |
72 bolsistas |
570 bolsistas |
Presente em 6 escolas |
Presente em 56 escolas |
Mais informações pelo site: http://pibid.ufam.edu.br/.