Seminário em Sociedade e Cultura debate desafios do conhecimento no século XXI
O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia deu continuidade a sua semana de atividades, realizando nesta quarta-feira, 12, a abertura do Seminário Sociedade e Cultura na Amazônia, com o tema “Sociodiversidade e os Desafios do Conhecimento para o Século XXI”.
O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia deu continuidade a sua semana de atividades, realizando nesta quarta-feira, 12, a abertura do Seminário Sociedade e Cultura na Amazônia, com o tema “Sociodiversidade e os Desafios do Conhecimento para o Século XXI”.
Até esta sexta-feira, as atividades acontecem no bloco Mário Ipiranga, sala 06, no novo complexo do ICHL.
Fazendo uso das relações de capital, sociedade e filosofia, o trabalho de pesquisa do professor doutor José Alcimar, denominado “Amazônia Diante do Necessário Confronto Epistêmico”, foi a conferência de abertura do evento.
Na programação do seminário, estão previstos também discussões sobre a avaliação do programa do PPGSCA: Pressupostos, Diretrizes e Focos do Problema, agendada para a tarde de quarta-feira, 12; palestra com o tema “Amazônia e História”, prevista para a manhã da quinta-feira, 13, e apresentação de trabalhos, que ocorrerá na tarde deste mesmo dia.
A exposição de trabalhos estará distribuída em grupos. No primeiro, o ambiente de discussão será “Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais”, o segundo, “Redes, Processos e Formas de Conhecimento” e o terceiro, “Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder”.
Na sexta-feira, dia 14, último dia do seminário, o PPGSCA promove a palestra “Interculturabilidade e Saberes na Amazônia – Relatos de Experiências” e, ainda, uma mesa-redonda com o tema “O Conhecimento na Amazônia na Perspectiva Interdisciplinar”.
Atrações culturais também fazem parte da programação, com apresentações dos grupos de dança Abiomin – Unegro e canções regionais na voz Elias Souza Farias.
Nesta semana, o PPGSCA também promoveu um ciclo de palestras voltado à apresentação de projetos de pesquisa de discentes da mesma área do conhecimento.