Abertura do I Encontro Estadual de História da ANPUH – AM
“O profissional de História: Ensino e Pesquisa”, este foi o tema da conferência que encerrou o primeiro dia de atividades do I Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História - seção Amazonas (ANPUH-AM) na segunda-feira (10/12). Além da palestra, houve pela manhã, o Fórum do Ensino de Graduação e, à tarde, ocorreu a apresentação do relatório da Comissão da Verdade do Amazonas. O evento prossegue até a próxima quinta-feira (13/12) no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES).
Compondo a mesa de abertura estavam o presidente da ANPUH-AM e coordenador do evento, professor Hideraldo Costa, o chefe do Departamento de História da Ufam, professor Auxiliomar Ugarte, o Pró-reitor de Extensão e Interiorização (Proexti/Ufam), professor Frederico Arruda, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, a coordenadora do curso de História da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora Mônica Xavier, o conferencista, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Mello e o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), professor Nelson Noronha.
Em seu pronunciamento, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, destacou a importância do trabalho em equipe dentro de uma grande instituição como a Ufam e citou exemplos de realizações da Universidade durante este ano enfatizando o empenho coletivo. E finalizou mostrando como o esforço dos membros da coordenação propiciou a realização do I Encontro Estadual de História. “Um conjunto apoiando algo que é importante para o curso”, disse. E acrescentou: “Nós temos condições de ter unidade na diversidade”.
Para o coordenador do I Encontro, professor Hideraldo Costa, a ANPUH-Am decidiu promover o evento para estabelecer um diálogo com a comunidade de História, tanto estudantes quanto profissionais da área. “É importante dizer que a ANPUH-Am congrega profissionais do estado, não só da Ufam. Temos membros da UNINORTE, da UEA de Parintins e da Nilton Lins, por exemplo”, explicou. Sobre a escolha do tema, professor informou que devido ao grande número de licenciados em História no Amazonas, optou-se por centralizar as discussões no ensino e na pesquisa em História.
Em sua apresentação, o professor Paulo Mello abordou a dicotomia existente entre licenciatura e bacharelado em História e expôs algumas razões para tanto. O conferencista apontou a necessidade de integração entre o ensino escolar e a pesquisa acadêmica nessa área. “Se não tivermos atitude, essas ideias continuarão”, desafiou o professor.
Ainda de acordo com o coordenador, o primeiro dia de evento superou as expectativas. “Tivemos um bom público, temos quase 200 inscritos. E como o Encontro é nos três turnos, estamos bem satisfeitos.”
A programação do I Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História - seção Amazonas (ANPUH-AM) continua até quinta-feira (13/12) com a realização de simpósios temáticos, mesas-redondas, conferências e mini-cursos nas salas de aula do curso de História da Ufam e no auditório da FES.
Para mais informações acesse: www.anpuham.ufam.edu.br