Recepção aos Calouros de Medicina
Conscientizar o estudante sobre a importância da profissão, conhecendo as particularidades no contexto regional, como também sobre os novos desafios que enfrentará, é o objetivo da Semana do Calouro de Medicina (edição 2012), que ocorre nos dias 10 e 11, no auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina.
Na solenidade de abertura, o diretor da Faculdade de Medicina (FM), professor Dirceu Benedicto Ferreira, salienta a importância do curso de Medicina no contexto regional, levando em conta a sua História na prestação de serviços a sociedade desde a década de 1970, quando da sua criação. Segundo ele, a estruturada FM, o corpo docente e tutorial, o Projeto Político Pedagógico, dentre outros aspectos da qualidade de ensino, fazem da FM a melhor da Região Norte.
O diretor frisa que a maioria dos calouros é oriunda de outros Estados da Federação, e que os aspectos demonstrados nessa recepção aos calouros sejam atrativos para que esses novos acadêmicos tenham interesse em fixar-se na Região. O professor reforça a necessidade de a faculdade manter esses atrativos, alertando que caso não ocorram, a Faculdade de Medicina perde na qualidade de ensino.
Ele acredita que independente disso, o principal objetivo nesse processo é formar excelentes médicos, no sentido de atender melhor a população, tanto do ponto de vista de formação técnica quanto de formação humanística.
“A nota do ENADE e a do CPC têm que refletir não somente aquele profissional que esteja mais bem capacitado em conhecimentos, mas também para quem está capacitado em viver na região, atendendo melhor às pessoas. A meta é formar excelentes médicos para o Amazonas e que os mesmos permaneçam aqui”, declara o diretor.
O coordenador do curso de medicina, professor Ivan Tramujas, explicou aos calouros sobre o novo Projeto Pedagógico que teve sua concepção em 2009, implantado em 2010 e operacionalizado durantes os anos de 2011 e 2012. Ele completa que o Projeto Pedagógico em vigor tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina.
Tramujas acredita que para alcançar a excelência no ensino de Medicina, a coordenação vem desenvolvendo ações com resultados progressivos. O coordenador acrescenta que a Faculdade de Medicina vem oferecendo todas as condições necessárias ao estudante para que possa cumprir com as exigências do ENADE. Ele acredita que, em contrapartida, o aluno quando obtiver a graduação deve possuir, pelo menos, 75% de conhecimento adquirido.
A professora do Departamento de Patologia e Medicina Legal e titular da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Neila Falcone, elaborou as atividades que serão desenvolvidas durante a Semana. Segundo ela, essas atividades farão com que o aluno venha compreender o significado do curso de Medicina, o que é ser médico, quais são as dificuldades que o aluno encontrará, dentre outros questionamentos.
“Todas as temáticas serão explicitadas, de tal forma que, os alunos tenham mais sucesso nas suas trajetórias. Para tanto, haverá palestras proferidas por professores convidados e depoimentos de alunos falando das dificuldades e situações encontradas”, finaliza a professora.