XXI Conic vai expor 795 projetos de pesquisa

Começa na próxima segunda-feira, dia 10 e vai até a sexta-feira, dia 14, o XXI Congresso de Iniciação Científica da Ufam. O evento, um dos mais importantes do segmento, apresenta-se como a etapa final do processo de pesquisa de acadêmicos de todas as áreas do conhecimento, uma vez que torna públicos os resultados obtidos.

A abertura do evento acontecerá no auditório Eulálio Chaves, às 08h30, com a palestra “A iniciação científica: Novos Tempos e Novas Possibilidades”, a ser proferida pelo professor doutor Emílio Cantídio de Oliveira Filho.

Para o PIBIC iniciado em 2011 e finalizado este ano, foram aceitos 795 projetos, quase 200 a mais em comparação ao iniciado em 2010 e encerrado em 2011.

Todas as pesquisas são desenvolvidas por bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC/UFAM, PIBITI e PIBIC Jr., financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) ou pela própria Universidade Federal do Amazonas.

Dos 795 projetos finalizados este ano, 450 foram financiados pela Fapeam, 265 pelo CNPq, 70 são voluntários e 13 receberam apoio da Ufam. Já o PIBIC Jr. contabilizou 32 trabalhos financiados pela Fapeam e outros 44 no PIBITI, por meio de financiamento do CNPq e Ufam.

Dos 610 trabalhos iniciados em 2010 e defendidos em 2011, 279 foram financiados pela Fapeam, 249 com recursos do CNPq, 80 foram voluntários e, dois, financiados pela Ufam.

Programação

Além dos trabalhos de pesquisa, o Conic promoverá mini-cursos e exposição de pôsteres de alunos de instituições de ensino e pesquisa da região, que atenderam ao convite da universidade e submeteram seus trabalhos para apresentação no congresso na forma de pôsteres, na modalidade “temas livres”.

Ao fim do XXI Congresso de Iniciação Científica, será escolhido o bolsista de maior destaque, de cada grande área do conhecimento, em Manaus e do conjunto das áreas nos campi do interior.

Os acadêmicos que mais se destacarem receberão o prêmio professor Abraham Moysés Cohen e passagem aérea, com ajuda de custo para a cidade que sedie o congresso que tenha aceitado o projeto, conforme explicou o professor Antônio Inhamuns, diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa (Propesp).

As premiações e a cerimônia de encerramento do XXI Conic estão programadas para ocorrer na própria UFAM, no auditório Alalaú, da Faced, no dia 14 de dezembro, às 09h.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programao XXI CONIC 2012-Livreto.pdf)Programação XXI CONIC [ ]1278 kB