Alunos do curso de Medicina apresentam trabalhos durante o principal Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

De 14 a 18 de novembro foi realizado na cidade de Porto Alegre/RS o 50º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O evento teve como tema “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”.  O Programa de Extensão da UFAM “Saúde e Cidadania” levou 15 alunos de Medicina para o encontro, os quais apresentaram 19 trabalhos sobre as atividades de promoção de saúde realizadas durante viagens pelo interior do estado. Foram 8 Comunicações Orais, 9 Pôsteres Eletrônicos e 2 publicações nos Anais do Congresso.

Segundo o professor Rodrigo Tobias, depois da apresentação dos trabalhos, os alunos voltaram ainda mais motivados para as atividades do projeto. “Estimulamos nossos alunos a fazerem atendimentos médicos humanizados junto à comunidade e a terem uma produção científica consistente. Durante a apresentação dos trabalhos da UFAM, ficou evidente como os congressistas se admiravam quando a realidade amazônica era relatada. Apesar das dificuldades e limitações, causadas principalmente pelo acesso às cidades do interior do Estado, os objetivos foram cumpridos e as adversidades contornadas com o que os locais dispunham para a equipe, construindo uma verdadeira rede social de atenção. O reconhecimento desse trabalho motiva os alunos a se empenharem ainda mais nas atividades. Além disso, temos ganhos com as parcerias institucionais. Fizemos contato com a Universidade de São Paulo, com a faculdade de Medicina do ABC, as quais demonstraram interesse em conhecer nosso programa in loco”, declarou o professor.

O ABRASCO é o principal congresso brasileiro na área de saúde coletiva e reuniu vários discentes, gestores, pesquisadores e referências no campo de Saúde Coletiva. Durante o congresso, foram aprovados 7.678 trabalhos, apresentados na forma de comunicação oral ou pôster eletrônico e mais de 175 trabalhos foram para os Anais do Congresso.