I Seminário de Integração do Programa de Mídias Digitais da UFAM
O I Seminário de Integração do Programa de Mídias Digitais da UFAM foi realizado na manhã desta quinta-feira (06/12), no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras. “O Programa de Mídias digitais é um projeto de comunicação diferenciado que vai beneficiar, não só um departamento, uma unidade ou a Universidade, mas a região como um todo” discursou a reitora, professora Márcia Perales, durante a abertura do evento.
Na abertura do Seminário, o coordenador do programa, professor Gilson Monteiro, destacou que se inaugura uma nova fase no programa e na Universidade.“Foram longos anos defendendo a ideia de que uma Universidade precisa ser virtualizada; que os procedimentos precisam estar integrados. O Programa de Mídias Digitais permite isso. Queremos que a tecnologia ajude as pessoas a se integrarem aqui na UFAM, que já é uma referência na área de Mídias Digitais no país” disse ele .
Ele comentou também os investimentos em infraestrutura e nas plataformas digitais. “No ano passado, conseguimos 30 mil reais para equipamentos, no projeto MEC SISU. Conseguimos mais 100 mil reais junto à PROTEC para equipamentos e ainda temos o projeto de um prédio para abrigar, daqui a cinco anos, todo o Centro de Mídias Digitais, que será uma espécie de produtora de todos os processos de digitalização dentro da UFAM”.
A Reitora, professora Márcia Perales, afirmou que é importante investir nessa ideia que surgiu como projeto e se transformou num programa institucional. “É um projeto de comunicação diferenciado que vai beneficiar, não só um departamento, uma unidade ou a UFAM; é muito mais abrangente por alcançar a região como um todo”.
A Pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, destacou que o Programa de Mídias Digitais não enfrentará limitações com infraestrutura ou equipamentos. “O programa está inserido no Parque Científico e Tecnológico para a Inclusão Social, que é um dos projetos especiais da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica. Todos os equipamentos modernos solicitados pelos coordenadores, foram adquiridos. Em breve, o material deve ser entregue para potencializar as ações do programa”anunciou.
Para o Diretor do ICHL, professor Nelson Noronha, o Programa de Mídias Digitais daUFAM, ao tornar célere o acesso aos conhecimentos mais atualizados, realiza um dos ideais da Universidade brasileira. “O ECOEM não se trata só de tornar acessível o conhecimento, mas também cria condições para que nossos professores e estudantes sejam produtores de conhecimento. É um instrumento de comunicação que permite a articulação da Universidade com a sociedade, pois sabe-se que a Universidade não é excelente enquanto não há o reconhecimento da sociedade”, declarou ele.
O Pró-reitor de Extensão e Interiorização, professor Frederico Arruda, comparou o mundo digital ao Xamanismo dos povos tradicionais. “O mundo digital tem muito de Xamanismo. O Xamã é o elemento que colocava os povos tradicionais em contato com o mundo invisível, supranatural. Eles exercitavam a capacidade de enxergar além daquilo que estava diante dos próprios olhos. O espaço cibernético é assim também. A humanidade percebe que há todo um aparato que só se torna visível através dos equipamentos. Isso também vai além do nosso olhar do cotidiano e coloca, de forma concreta, que uma instituição como a nossa Universidade, através desse Programa de Mídias Digitais,pode aproveitar ao máximo esse mundo digital”.