Colações de grau do primeiro período de 2013 iniciam em novembro e acontecem até fevereiro de 2014

Chegando ao fim do primeiro período do ano 2013, a Universidade Federal do Amazonas promove a colação de grau de alunos de todas as unidades acadêmicas, na capital e no interior. A expectativa é que 1.038 alunos recebam seus diplomas e adentrem no mercado de trabalho.
O calendário de formaturas acontece a partir do dia 14 de novembro, com as turmas da Faculdade de Tecnologia, nos quais estão os cursos de Design, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Geologia, Enhenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Física e Matetmática, totalizando 55 alunos aptos a serem diplomados.
Do Instituto de Ciências Exatas (ICE), 48 alunos colarão grau. Eles são oriundos dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química e a solenidade está agendada para a data de 22 de novembro.
Da Faculdade de Estudos Sociais, as 182 colações de grau previstas acontecem em datas distintas: uma no dia 29 de novembro e, a outra, em 3 de dezembro, esta última por conta dos estudantes que terão de prestar o Exame Nacional de Desempenhho de Estudantes (Enade). Da FES, os cursos com alunos concluintes são Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
Ainda no mês de dezembro, no dia 3, formam-se, também, 14 alunos dos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal. No dia 10, uma turma de 13 alunos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faced), outorga grau.
Do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os curso de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais formam 17 alunos no dia 12 de dezembro. Já o Instituto de Ciências Humanas e Letras tem solenida de colação de grau nos dias 17 de dezembro e 18 de dezembro. Na primeira data, graduam-se os alunos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social – habilitações  Jornalismo e Relações Públicas, somando 59 concluintes. Na data de 18 de dezembro é a vez dos alunos dos graduandos dos cursos Artes Visuais, Filosofia, Geografia, Música, História e Letras (Línguas Espanhola, Francesa, Inglesa e Portuguesa), totalizando 103 estudantes.
Também devido ao Enade, alunos de outros cursos tiveram a data da solenidade de colação de grau prorrogada: Farmácia gradua no dia 8 de janeiro; Enfermagem, no dia 9 de janeiro; Odontologia no dia 10 de janeiro e Educação Física, com habilitações em Promoção em Saúde e Lazer e Educaçao Física para Treinamento Desportivo e Fisioterapia promove colação de grau no dia 15 de janeiro.
Ainda devido ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o mês de janeiro também terá colações de grau para os alunos concluintes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, unidades da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Para este grupo de formandos, a data da solenidade será a de 16 de janeiro.
Do Instituto de Ciências, Humanas e Letras (ICHL), o curso de Serviço Social terá formandos que já prestaram o Enade e poderão receber seus diplomas no dia 17 de janeiro.

Graduações acontecem também no interior do Amazonas

O cronograma de solenidades de graduação também ocorrem nas cidades onde a Universidade Federal do Amazonas mantém institutos, nas cidades Humaitá, Itacoatiara, Benjamin Constant e Parintins.
Na cidade de Humaitá, onde está instalado o Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IAA), 66 finalistas colarão grau no dia 22 de janeiro. Eles são dos cursos de Agronomia, Ciências (Biologia e Química), Ciências (Matemática e Física), Engenharia Ambiental e Letras (Língua Portuguesa e Inglesa).
No dia 31 de janeiro, o cronograma de colações de grau prevê solenidade no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), abrangendo alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências (Biologia e Química), Farmácia, Ciências (Matemática e Física), Engenharia de Produção, Química Industrial e Sistema de Informações, totalizando 50 alunos concluintes.
Em Parintins, a formatura de 115 alunos está agendada para a data do dia 7 de fevereiro, atendendo aos cursos de Administração, Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo), Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia.
Ainda em fevereiro, nos dias 13 e 14 serão graduados 43 alunos do Instituto de Natureza e Cultura (INC), de Benjamin Constant. Na primeira data, os concluintes são dos cursos de Adminstração, antrolpologia e Ciências Agrárias e do Meio Ambiente. Na dia seguinte é a vez dos alunos dos cursos de Ciências (Biologia e Química), Letras (Lingua Portuguesa e Língua Espanhola) e Pedagogia.
No Instituto de Saúde e Biotecnologia, situado no município de Coari (ISB), as colações de grau ocorrem no dia  20 de fevereiro, contemplando 65 alunos de Biotecnologia, Ciências (Biologia Química), Ciências (Matemática e Física), Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.