Em Manaus, instituições parceiras abrem, oficialmente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC)

Este ano, esporte integra cronograma de atividades Este ano, esporte integra cronograma de atividades

A participação da Ufam na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se tornou uma tradição  e consolida parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa no Estado do Amazonas. Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a Semana é promoção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação  (MCTI), cuja programação vai até este sexta-feira, 25, em diferentes instituições da capital e do interior do Estado. 

 
Na ocasião da solenidade de abertura da SNCT 2013, em Manaus, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Odenildo Sena, ressaltou a participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante o período de realização da SNCT 2013. De acordo com Odenildo Sena,  a Ufam se faz presente não somente na capital, mas também no interior do Estado em que envolvem parcerias,  permitindo chegar a uma série de municípios até então inacessíveis, o que faz sua participação de fundamental importância.
 
“Nesse instante, estão sendo realizadas atividades em todos os campi da Ufam no interior do Estado alusivas a SNCT 2013. Seria impensável realizar ações sem a parceria da Ufam. Além de ser uma instituição forte e de referencia em nosso Estado, quando se fala na formação de mestres e doutores, o olhar é para a Ufam. Então, a Ufam tem muito a nos ensinar o que tornou uma parceira indispensável na SNCT 2013”, declarou o secretário.
 
Ele afirma que é indiscutível que qualquer País, Estado ou cidade que tenha despontado politicamente no campo econômico sem o investimento Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ele destaca a Polo Industrial de Manaus (PIM) como exemplo do investimento de CT&I e destaca as ações do governo federal no investimento nessa área de conhecimento. 
 
A Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campêlo, disse que o tema é propício, em razão dos vários eventos que ocorrerão no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol que ocorre em 2014 e a Olimpíada 2016. Esse é o momento de incentivar a prática esportiva em todos os níveis, seja no esporte comunitário, no esporte educacional, que é o inicio de tudo ou no esporte de alto rendimento, em que ocorre na Vila Olímpica.
 
A secretária lamenta que o incentivo à prática do esporte ainda não é senso comum dos políticos de nosso Estado. Ela considera que quando a criança, ao ingressar na escola, o esporte era considerado primordial para o desenvolvimento do ser humano. "A partir dessa base, será possível a formação de atletas em potencial ou contar com a formação de valores culturais, religiosos, dentre outros", considerou ela. 
 
O deputado estadual Jose Ricardo, em pronunciamento, considera esta edição importante para desenvolver ações voltadas para CT&I, no Estado do Amazonas, o qual também dá importância para a divulgação das ações realizadas pelas Instituições de Ensino e Pesquisa, as quais promovem Ciência e Tecnologia que estão ligadas diretamente ao nosso dia a dia. 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable