ICET aproxima estudantes de Itacoatiara à Ciência e à Tecnologia durante SNCT

A VII Semana de Ciência e Tecnologia e o II Simpósio sobre docência no interior do Amazonas ocorrem simultaneamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013), atraindo público ávido por aprender mais sobre às imersões científicas desenvolvidas pela Instituição. A solenidade de abertura  ocorreu nesta segunda, 21, no auditório, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET/ Ufam/Itacoatira. 
 
Segundo o diretor do ICET, professor Fábio Medeiros Ferreira, desde 2007, o Instituto vem promovenbdo atividades para fazer da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) um momento oportuno de popularização da Ciência. Ele relata que a partir de 2008 até 2012 houve a participação conjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), cujo objetivo foi trazer pesquisadores de várias áreas do conhecimento, principalmente aqueles voltados à área tecnológica.
 
“Nesse sentido, a programação vem estimular cada vez mais o processo de apreensão da Ciência em nosso Estado. Vemos que o País tem procurado valorizar a formação de novos cientistas e, este ano, é o momento em que o ICET pode dar maior contribuição, aproximando a sociedade do universo acadêmico”, disse o diretor.
 
Para Fábio Ferreira, a SNCT 2013 oportuniza a Universidade a possibilidade de fazer a interlocução com a sociedade. Ele acrescenta, ainda, que é o momento de trazer profissionais de diferentes regiões do País que podem ajudar a construir e ampliar as discussões sobre as diferentes áreas do conhecimento, com destaque ao que vem sendo desenvolvido na Educação Básica, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), completa o professor.      
 
Coord. do SNCT do IcetCoord. do SNCT do Icet
A coordenadora geral da VII Semana de Ciência e Tecnologia e o II Simpósio sobre docência no interior do Amazonas, professora Nayana Cristina Gomes Teles,  disse que o objetivo dos eventos é criar um espaço de troca entre os pesquisadores locais e os nacionais, como também a troca entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Dessa forma, contribuir para a formação e capacitação das pessoas e trazer a população para a Universidade, completa a professora. 
 
Em nosso município, nos temos pesquisadores de qualidade para desenvolver projetos de divulgação da Ciência. Mas, acredito que a grande deixa da SNCT 2013 é conscientizar o estudante sobre o que é Ciência? E desmitificar alguns conceitos de que a Ciência somente pode ser adquirida em laboratórios e que pode ser possivelmente compreendida no nosso dia a dia, ressalta a coordenadora.
 
Abertura do evento 
 
Na palestra de abertura, o professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), João Cláudio Machado, aborda o tema ‘Esporte, Saúde e Ciencia’ que justifica o tema em razão da realização de eventos esportivos em todo o país, no caso, a Copa Futebol que ocorrerá em 2014. É importante obter o conhecimento científico e técnico sobre o desenvolvimento do esporte em prol a saúde e para o auto rendimento. Demonstrar o quanto a tecnologia vem contribuindo para o desenvolvimento e surgimento de instrumento e métodos de análise na saúde e no esporte foi o objetivo da palestra, finaliza o professor.    
 
Estavam presentes na solenidade de abertura, o diretor do Instituto de Ciência Exatas e Tecnologia/Ufam, professor Fábio Medeiros Ferreira, o Secretário Municipal de Educação, professora Dilma Braga, o Coordenador Regional das Escolas Estaduais, professora Vilma Ramos Alves, o professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), João Claudio Machado e o representante da Coordenação Geral do Evento, professor Assunção Silva dos Anjos.
 
Visita guiada no ICET/Ufam de Itacoatiara inova no SNCT2013
 
O universo de equipamentos e experimentos despertou a curiosidade de estudantes da rede pública de ensino do município de Itacoatiara. A visita guiada realizada por estudantes dos diversos cursos do Instituto aos laboratórios Instituto de Ciências e Tecnologia (ICET-Ufam/Itacoatiara) é uma novidade nesta 10ª edição da SNCT 2013, que cada vez mais inova na programação despertando no público a curiosidade em saber como funciona as pesquisas na Universidade, comenta o guia e estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do ICET/Ufam-Itacoatiara,  Janiel Macedo Brito, 21. 
 
Ele disse também que a visita guiada tem como objetivo fazer o contato inicial do estudante do ensino médio junto aos laboratórios de pesquisa e instigá-lo ao questionamento que, segundo ele, em breve poderão ingressar na Ufam. Então, a visita possibilita certa noção do que é a ciência no seu contexto mais amplo do conhecimento. Por isso é importante esse primeiro contato, comenta o estudante guia.  
 
Para a estudante da Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, Gisele Caroline Serrão da Silva, 17, relata que a visita guiada por especialistas da Ufam tem sido esclarecedora. “A visita guiada é importante, porque tem tirado as minhas dúvidas com relação a alguns animais que nunca tinha visto antes, somente por meio de  revista ou pela internet. Agora, tenho a curiosidade de pegá-los, mas não se pode, apenas vê-los. Então, estou questionando para esclarecer minhas dúvidas, pois sou uma pessoa inquieta”, ressalta a estudante. 
 
Com uma intensa programação a VII Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara e II Simpósio de Docência do Interior do Amazonas envolvendo estudantes de todos os cursos tem quebrado a rotina no Instituto de Ciência e Tecnologia/ICET-Ufam. O exemplo disso, é o oferecimento do mini curso Pesquisa Qualitativa em Ensino de Ciências Naturais, ministrada pela professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Clara Oliveira Marques.
 
Para a professora, a intenção do mini curso é a humanização do ensino da ciência. "O professor que irá trabalhar com o ensino da ciência na sala de aula deve fazer uma transposição de um conhecimento, não apenas uma ciência cientifica ou uma ciência de cientista, mas desenvolver uma ciência para o aluno inserida no seu dia a dia, por isso, capacitar professores em formação e os que estão em exercício no magistério, transmitindo todo o universo da pesquisa e da metodologia do ensino promove mudança conceitural e atitudinal durante o seu  processo de formação", declarou a professora.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable