Ufam de Humaitá apresenta um passeio pela Ciência na SNCT

“Passeando pela Ciência” é uma das atividades que a Ufam de Humaitá (IEAA) realizará durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 21 de outubro a dois de novembro. A exposição apresentará o desenvolvimento da Ciência através dos períodos históricos e a produção científica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) usando experimentos que permitam a interação com os participantes e esclarecem conceitos.

Através da exposição, os discentes do IEAA, alunos e professores da rede pública de ensino fundamental e a comunidade local poderão compreender a evolução da Ciência (nas áreas de conhecimento de Biologia, Química, Física e Matemática) e conhecer o que tem sido produzido no IEAA, aproximando a universidade da comunidade local.

Desenvolvido pelo IEAA, o projeto “Passeando pela Ciência” tem o objetivo de divulgar a ciência e assim contribuir para entendimento de que a ciência é resultado de um processo de construção do conhecimento. O projeto é financiado pela Fundação Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) através do edital para popularização e divulgação da Ciência.

“Esperamos com este projeto contribuir para a formação dos licenciados em Biologia e Química e Física e Matemática do IEAA, possibilitar, também, uma agregação de conhecimentos para os professores que já lecionam, colocando professores e futuros professores mais próximos da realidade da Ciência que transmitem e integrar a universidade com as escolas locais, já que em nosso instituto existem quatro cursos de licenciaturas”, informou o pró-reitor adjunto de ensino de graduação, professor Nelson Noronha.

No projeto, que é coordenado pela Profa.  Viviane Vidal da Silva, estão envolvidos professores dos cursos das licenciaturas-duplas em Biologia e Química (Alexandre Mascarenhas) e Física e Matemática (Wanderlei Mendes Ferreira), do curso de Agronomia (Milton César Costa Campos) e uma bolsista do curso de licenciatura em Ciências: Física e Matemática. Professores colaboradores do curso de Ciência: Física e Matemática e do Curso de Pedagogia e alunos das licenciaturas.