Livros publicados pela EDUA abordam Meio Ambiente, Educação e Serviço Social. Lançamento será no próximo dia 8.

Autores têm apoio da Ufam para publicação de obrasAutores têm apoio da Ufam para publicação de obras

A Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) lança, no próximo dia 8 de novembro, na loja Bemol, do Manauara Shopping, a partir das 19h, três publicações em diferentes áreas do conhecimento: Serviço Social, Meio Ambiente e Educação.

O primeiro, intitulado “O caminho não percorrido”, do jornalista e assistente social Carlos Costa, aborda a trajetória dos assistentes sociais masculinos no mercado de trabalho local.

Em 116 páginas, o autor busca desmistificar os segredos de uma profissão historicamente construída para o sexo feminino, pesquisando em outros países como Inglaterra e Estados Unidos, além do Brasil.

Segundo a professora de Serviço Social da Universidade do Estado de São Paulo, Cléria Maria Lobo Bittar Bueno, “O caminho não percorrido” é uma obra ousada e que surpreende pelas respostas à pergunta que não quer calar: por que os homens em Manaus não querem exercer a profissão de Serviço Social? Por machismo ou discriminação?  

No Amazonas, conforme o livro aponta, são os baixos salários, a falta de autonomia e a falta de mercado de trabalho, os componentes que afugentam os profissionais do sexo masculino a permanecerem neste nicho.

“Floresta amazônica: configurando um novo debate”, obra organizada pelos professores Julio César Rodrigues Tello, Selma Suely Baçal de Oliveira e João Rodrigo Leitão dos Reis recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) para consolidação do livro e foi igualmente publicada pela Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Na apresentação do trabalho, os organizadores afirmam que “a elaboração deveu-se ao compromisso ético, acadêmico e político de conhecer, através de uma prática norteada pela teoria, as categorias que se repetem no discurso e que se materializam nas reformas do Ensino Profissional e sua repercussão no ensino estadual e federal da região Norte”.   

A obra tem como autores Abel Bezerra dos Santos, estudante de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam, Arminda Rachel Botelho Mourão, professora com doutorado da Faculdade de Educação, Arone do Nascimento Bentes, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e Carlos Augusto Gomes de Almeida, filósofo pela Universidade de São Paulo, servidor técnico da Ufam.

Mais, a pedagoga formada pela Ufam Célia Regina, Diego Costa de Oliveira, pedagogo e historiador formado pela Ufam, Érica Talyta Talyta Soares do Carmo Sena, estudante de Pedagogia pela Ufam e bolsista do CNPQ.

Na composição dos textos que integram a obra constam, ainda, artigos dos autores: Leuda Evangelista de Oliveira, graduada em Pedagogia pela Ufam e mestre pela em Educação pela Ufam, Larissa Jussara da Silva Leute, graduada em Pedagogia e bolsista do CNPq, Sandra Mara de Paula Dias Botelho, licenciada em Letras e mestre em Educação pela Ufam, Selma Suely Baçal de Oliveira, professora doutora em Educação da Ufam, Sílvia Cristina Conde Nogueira, mestre em Educação pela Ufam e Vanessa Ribeiro da Silva, formada em Pedagogia pela Ufam.  

O terceiro livro publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas é “Floresta Amazônica: configurando um novo debate”, para o qual foram organizados pelos professores Julio Cesar Rodrigues Tello, Selma Suely Baçal de Oliveira e João Rodrigo Leitão dos Reis, produções de construções teórico-científicas contemplando o meio ambiente, o associativismo e a relação espaço-tempo na organização do currículo escolar na Amazônia.

Na obra, as publicações têm as seguintes autorias: Aldinéia Soares da Cunha, doutorando em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, Ana Cláudia dos Santos Ferreira, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Ensino de Geografia da Amazônia Brasileira pela Universidade Federal do Amazonas; a mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela Ufam, Cislen Auxiliadora de Souza; João Rodrigo Leitão dos Reis, mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Ufam, além de Julio César Rodrigues Tello, doutor em Ciências Biológicas e Recursos Naturais pela Ufam; Kalina Marcelino Benevides Ponte, mestre em Ciências Florestais e Ambientais e Minéia Santana de Freitas, mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Mais os autores: Selma Suely Baçal de Oliveira, doutora em Educação; Stiffanny Alexa Saraiva Bezerra, graduada em Administração e Engenharia Florestal com mestrado em Ciências Florestais e Ambientais; Roberta Maria de Moura Souza, mestra em Ciências Florestais e Ambientais pela Ufam e Rogério Fonseca, graduado em Biologia e mestre em Gestão Ambiental e Áreas Protegidas.   

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable