Encerra décima edição dos Jogos Universitários

Após duas semanas de competição, a décima edição dos Jogos Universitários da Ufam encerrou na última sexta (18) premiando os campeões em 14 modalidades e colocação geral na Quadra da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

O décimo ano do JUUFAM foi marcado pela intensa participação dos alunos que estão em recesso acadêmico e da inovação no sistema de inscrição. Foram mais de 7 mil alunos inscritos nos jogos universitários representando 51 cursos das unidades acadêmicas de Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. De 9 a 18 de outubro os estudantes, mesmo em período de recesso no ano letivo, compareceram às dependencias da Feff para competir e torcer por seus cursos ou unidades acadêmicas, essa é uma situação avaliada positivamente por Klélia Santos, coordenadora do Juufam: “O objetivo principal é levar atividade física aos alunos, e nós conseguimos isso. Esse evento acontece uma vez por ano, mas durante o ano todo os alunos levam essa mensagem da prática esportiva e continuam treinando, tanto na capital quanto nos pólos do interior, e é isso que é importante: competir e levar a prática esportiva para o resto do ano. Com isso temos saúde, temos socialização e todos os benefícios que a prática esportiva pode proporcionar, além da amizade que fica entre a coordenação, os alunos de outros munícipios e os alunos da capital”.

Gestores responsáveis pela coordenação do JUUFAM Gestores responsáveis pela coordenação do JUUFAM Os dez dias de competição do Juufam transcorreram sem quaisquer acidentes ou tumultos. A realização dos jogos demonstrou o compromisso de toda comunidade acadêmica para com a Universidade resultado de uma parceria entre os diversos setores da Ufam, como pontua a professora Kathya Thomé Lopes, pró-reitora de Assuntos Comunitários:  "Foram dez dias sem ocorrências. Apenas observamos a alegria, a competição séria, com responsabilidade. A décima edicão dos jogos é um trabalho conjunto que começou antes das competições. A reitoria, as pró-reitorias, a Prefeitura do Campus, a Faculdade de Educação Física tiveram muito sucesso na realização desse evento que já é tradição e muito esperado pelos alunos. Esse final nos demonstrou um compromisso com os participantes, com a atividade física, com a Universidade e com os colegas, então, o resultado foi bastante positivo e dentro do esperado".

Alunos das unidades acadêmicas do interior foram destaque na competiçãoAlunos das unidades acadêmicas do interior foram destaque na competiçãoOs primeiros na colocação geral foram: Educação Física (Campus Universitário de Manaus), Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins e Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara.

Nas categorias individuais foram premiados os alunos Railine Oliveira, da unidade acadêmica de Humaitá, e Nathanael Araújo, de Ciências da Computação do Campus de Manaus como destaques da competição. Os atletas premiados como revelação dos jogos foram Rebeca Reges, de Educação Física e Arthur Almeida, de Engenharia Civil. O aluno Carlos Ronaldo Carvalho, do curso de Matemática, foi homenageado por participar desde a primeira edição do Juufam.

Durante a cerimônia de encerramento foram prestadas homenagens aos colaboradores que trabalharam para a realização do X Juufam. A equipe de apoio em nome da professora Klélia Santos e a equipe desenvolvedora do sistema de inscrição do Icet (Itacoatiara) através do professor Cristopher Xavier.