Ufam ganha competição internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas

A Equipe Manaus-Amazonas-Brazil, composta por estudantes de graduação da UFAM e  da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu a medalha de Bronze e o troféu de melhor apresentação no iGEM  ( International Genetically Engineered Machine). Traduzindo:  Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas. O evento ocorreu no período de 3 a 6 de outubro, na Universidad Mayor,  em Santiago do Chile.

Sob a coordenação do professor do Departamento de Biologia (Ufam), Carlos Gustavo Nunes, o recebimento da premiação é o resultado da equipe que pela primeira vez marca presença nesse tipo de competição internacional. Segundo o professor, a perspectiva para o próximo ano é a formação de uma nova  equipe para desenvolver um novo projeto.

De acordo com ele, a competição do iGEM tem sido uma das grandes novidades no universo de Olimpíadas e Gincanas científico-educacionais internacionais. “Este ano a Ufam, juntamente com a UEA, resolveram encarar o desafio com um projeto muito original para melhorar geneticamente uma espécie de bactéria para que esta degrade o óleo residual de frituras, gerando energia elétrica. Isso mesmo! Nada melhor para inaugurar nossa participação na competição, um projeto bastante ousado", explica com entusiasmo o professor Carlos Gustavo Nunes.

Por conta do empenho da equipe e do trabalho árduo, os estudantes garantiram sua presença na etapa final latinoamericana, que este ano ocorreu em Santiago no Chile, envolvendo 12 times da América Latina.  O projeto desenvolvido teve apoio da Administração Superior, representada pela reitora, professora Márcia Perales; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; da UEA e das empresas Biotech Amazônia, Datamed, Prismatec e Teclab, contribuindo assim, para a confecção de materiais e pagamento de inscrição na etapa presencial.

O grupo iGEM da Ufam foi idealizado pelo prof. Carlos Gustavo e reúne alunos de graduação, pós-graduação e ensino médio. O projeto  desenvolvido envolveu a degradação de gorduras e óleos, por meio de bactérias para a geração de energia elétrica na busca do direcionamento de gorduras residuais, o que trará uma nova alternativa de bioenergia através da biorremediação.

O que é o iGEM?

iGEM é uma competição internacional cuja sigla em inglês (iGEM - International Genetically Engineered Machine) quer dizer: Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas (ou ”Engenheradas”). A Fundação iGEM promove a pesquisa científica e educação, por meio da organização e funcionamento da competição iGEM, a primeira competição em engenharia genética e biologia sintética, um campo que está revolucionando a maneira como se faz pesquisa em ciências biológicas em todo o mundo.