Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2013. O objetivo é oportunizar a realização de cursos e/ou pesquisas em renomadas universidades Ibero-Americanas, no período de 2014 a 2015, incluindo os países Portugal, Espanha, Colômbia, México, Peru e Porto Rico.

Nesta edição, o Santander Universidade está oferecendo seis bolsas, cada uma no valor de quinze mil reais, correspondente a cinco mil euros convertidos com base na cotação do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil na data de lançamento do Programa (05/09/2012). O pagamento da bolsa será efetuado somente após o recebimento pelo Santander do Termo de Adesão.

Podem se inscrever somente professores e pesquisadores efetivos da Ufam brasileiros ou naturalizados, que tenham concluído o doutorado há, no máximo, cinco anos; possuam conhecimento do idioma do país de destino pretendido (exceto Portugal) e não tenham participado de nenhum programa de bolsas de estudo Santander ou de mobilidade internacional da Ufam.

Os candidatos selecionados receberão via e-mail o Termo de Adesão, o qual deve ser entregue na Arii até o dia 1º de novembro de 2013. Os selecionados que não entregarem o Termo de Adesão até a data estabelecida perderão a vaga.

As inscrições serão feitas pela internet até o dia 23 de outubro de 2013 nas seguintes etapas:

a)Preenchimento de Formulário no link: http://goo.gl/75DsFh;

b) Envio dos seguintes documentos para o e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

Contracheque que comprove o número do SIAPE;

Ata de defesa do doutorado;

Comprovante de conhecimento do idioma do país de destino pretendido (exceto Portugal);

Proposta de Projeto de Pesquisa e Plano de Atividades a serem desenvolvidos na Instituição de destino com duração mínima de 02 (dois) meses.

Nesta primeira fase não é necessário a abertura de conta no Banco Santander, dessa forma, os candidatos devem informar no formulário de inscrição sua atual conta corrente.