Promover mudança organizacional é eixo principal de palestra no I Encontro de Bibliotecários da Ufam

A palestra, cujo título `Planejamento Estratégico elemento para ação´, proferida pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais (FES), Daniel Reis Armond de Melo, marca o inicio de atividades do segundo dia do I Encontro de Bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Ufam,. O evento ocorre desde segunda feira,  14, com o término para sexta-feira, 18

Para o professor Daniel Melo, a realização do evento vem contribuir no processo de mudança organizacional sob duas óticas fundamentais. A primeira, segundo ele, diz respeito a própria motivação estratégica, na qual está agregado vários questionamentos, dentre eles, estão: Para que mudar?  Por que mudar? Quais os desafios impostos para que essa mudança ocorra?

Nesse sentido, diz Daniel Melo, o próprio evento contribuiu para a reflexão no contexto organizacional, não somente no Sistema de Bibliotecas, mas de como esse Sistema se inseri na Universidade Federal do Amazonas. Ele aponta a condição de capacitação, como segundo elemento de importância para a  promoção das mudanças estratégicas na organização e o que é necessário para a aprendizagem nesse processo.

“O próprio contexto de Bibliotecas nos posiciona para pensar no Sistema de Informação e na Gestão do Conhecimento. A Biblioteca é uma grande unidade de compartilhamento de conhecimento. A importância é de que, não somente seja visualizado a obra, o acesso, como fonte do conhecimento, mas que seja visualizado o próprio servidor que atua nesse sistema como um agente do conhecimento, o qual pode ir mais além dessa questão. Seja na obtenção do conhecimento institucional, dos processo organizacionais, da transformação,  da integração e da melhoria do sistema”,  declara o professor.

Para o palestrante, a principal condição de mudança é possibilitar uma visão compartilhada, fazendo o seguinte questionamento: onde queremos chegar? Por conta disso, ele fala que se houver uma percepção compartilhada ao final do evento, se terá algo de extremo valor para melhoria do Sistema de Bibliotecas da Ufam.

Opinião

A bibliotecária e servidora do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAMA/Ufam-Humaitá,  Cristiane Martins Lima, disse que a temática relacionada ao planejamento estratégico tem sua importância, principalmente quando diz respeito ao melhoramento do atendimento nas Unidades do Interior. A aplicação desse conhecimento e trazer os resultados para futuro encontros será bastante gratificante, comenta Cristiane Lima.

Para a servidora do Instituto Natureza e Cultura, (INC/Ufam-Benjamin Constant), Cleonice da Silva Neves, a oportunidade de participar desse nível de discussão vem atender uma demanda carente de informação e possibilitar maior interação no Sistema de Bibliotecas da Ufam.

Sobre o Palestrante

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestre em Engenharia de Produção (2006) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Tem experiências na área de consultoria empresarial, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação e Sistemas de Informação.

O professor da Faculdade de Estudos Sociais, recentemente, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo pela tese “Relação universidade-empresa no Brasil: o papel da academia em redes de coinvenção”, defendida no ano de 2012, sob orientação de Rogério Hermida Quintella e coorientação de Elias Ramos de Souza, do Programa de Pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFBA, onde fez o doutorado.

O prêmio Capes de Tese é concedido às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A premiação foi instituída no ano de 2005 e é outorgada à melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes.