Alunos de Música se apresentam em Mostra Didática

A Mostra Didática do curso de Música aconteceu na última segunda (7) no Bloco Mario Ypiranga, localizado no ICHL, com objetivo de apresentar os resultados das disciplinas práticas.

A Mostra Didática de Música acontece desde 2010, e tem o objetivo de apresentar os resultados das disciplinas práticas. A primeira edição teve avaliação, serviu como nota final da disciplina. Logo todos os alunos se apresentavam. Hoje, a proposta é a mesma, apresentar os resultados de estudos durante o semestre realizados pelos docentes e discentes, mas antes da mostra cada disciplina faz uma avaliação entre os alunos e o professor indica quem vai se apresentar, pois são muitos alunos.

Segundo a professora Lucyanne Afonso a proposta surgiu da professora Maria Grigorova de mostrar os trabalhos de todos os alunos e das disciplinas de práticas instrumentais: “Todo professor de música deve ser também um bom instrumentista, e nós professores de música acolhemos a proposta e hoje já faz parte do nosso calendário: todo final de semestre, o curso de música encerra suas atividades com a Mostra Didática, é um momento de descontração, de concentração, de motivação”. Além das apresentações foram inseridos os grupos musicais que se formaram em função desta atividade, alguns dele iniciaram por iniciativa dos alunos como o Puxirum e os grupos musicais que são projetos de extensão como o grupo Violonata, Orquestra de Flautas Doce da UFAM.  Os alunos apresentam obras de artistas já consagrados e podem também apresentar trabalhos autorais sob a supervisão anterior do professor.

A Mostra Didática incentiva os alunos a estudarem mais e praticar mais o instrumento musical: “Isto requer tempo, estudo e concentração”, aponta a professora. É também uma forma de estar constantemente avaliando este futuro profissional da educação musical, vislumbrando seu potencial e experiência musical, criando uma rotina semestral fazendo com que o curso tenha produção musical e mais enriquecimento pedagógico e técnico.