Tese do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), Eli Cortez, recebe Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2013

A tese “Extração de informação não-supervisionada através de segmentação de texto”, do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), Eli Cortez, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2013.

A Menção Honrosa é conferida a uma obra não premiada, mas, merecedora de citação pela importância do conteúdo e qualidade. A Menção Honrosa da tese do ex-aluno do PPGI, pela Capes, confere a Ufam ser à única instituição de ensino superior, da região Norte a receber a citação.

A pesquisa “Extração de informação não supervisionada através de segmentação de texto”, tem como objetivo estruturar informação textual presente em textos não estruturados. Segundo o autor, os resultados produzidos em sua pesquisa dão suporte a inúmeras tarefas de gerência de dados, dentre elas: consulta estruturada, mineração de dados e comparação de registros semiestruturados.

Cortez acredita que isso traz grandes benefícios para nossa sociedade. Segundo ele, o grande número de informação textual existente na Web hoje em dia, faz com que usuários tenham dificuldades em discernir o que é relevante ou não.

Cortez diz que a tecnologia resultante da pesquisa de doutorado está sendo desenvolvida e aplicada por meio da empresa amazonense Neemu, e que sites como Americanas.com.br e Submarino.com.br já estão utilizando tal tecnologia.

Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes.Os requisitos para que as teses possam concorrer aos prêmios são: devem ter sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação, estar disponíveis no banco de teses da Capes, ter sido defendida em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, três teses defendidas no ano do prêmio.

Premiação

A premiação se constitui de certificados e medalhas, auxílios equivalentes a uma participação em congresso nacional ou internacional para o orientador, bolsa para realização de estágio pós-doutoral no Brasil e/ou no exterior para o autor, prêmios adicionais em dinheiro, em parceria com a Fundação Conrado Wessel, Fundação Carlos Chagas e Instituto Paulo Gontijo.