ICET promove VII Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), da Universidade Federal do Amazonas, convida a comunidade em geral para participar da VII Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara, cujo tema será “Ciência, Saúde e Esporte”. O evento será realizado no período de 21 a 25 de outubro, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, na cidade de Itacoatiara.

O foco do evento é a promoção de atividades de divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia para o público em geral, em especial para estudantes e professores das escolas de educação básica. As atividades serão direcionadas a três públicos-alvo: alunos e professores das escolas de Educação Básica, população em geral e a comunidade acadêmica e científica. Para os alunos e professores das escolas do Município, pretende-se realizar atividades como: aulas práticas nos laboratórios da universidade, oficinas, palestras e minicursos.

A metodologia direcionada a população em geral será a ocupação dos espaços públicos com atividades voltadas à divulgação da ciência e tecnologia, como: Tenda da Ciência na Avenida Parque ou na Praça da Matriz; Show da Química na Feira do Produtor; realização de experimentos de física em escolas abertas ao público; exibição de documentários nas associações de bairro ou casas de presidentes de associação de moradores; visita guiada aos laboratórios da universidade.

Para a comunidade acadêmica, serão oferecidas palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de pôsteres, comunicações orais, relatos de experiência e grupos de trabalho, privilegiando a troca entre estudantes universitários, pesquisadores locais e de outros estados a fim de ampliar a perspectiva e a integração dos assuntos e temas desenvolvidos. Durante a SNCT, será estabelecido espaço para mostra e exposição artística e cultural, bem como espaço para troca entre os saberes científico e tradicional.

Com o intuito de inserir a população, principalmente alunos da Educação Básica, em contextos científicos, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) realiza, anualmente, desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante essa semana, acontecem diversas ações, em diferentes estados, promovidas por várias instituições de ensino e outras organizações, com o intuito comum de propiciar à população brasileira condições de compreender, discutir, atuar e interagir em meio às transformações sociais resultantes das pesquisas científicas e tecnológicas, além de contribuir para nortear as demandas de pesquisas científicas relevantes para o desenvolvimento social.

Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara (SNCT)  é promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, teve sua primeira edição no ano de 2007, e a partir de 2008 passou a contar com a parceria da Universidade Estadual do Amazonas-UEA, do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - CESI e do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas – CETAM. A cada ano tem atingido um quantitativo maior de comunitários do município de Itacoatiara, bem como das comunidades adjacentes, propiciando crescente divulgação e popularização da ciência e da tecnologia.