Ufam participa de reunião para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de preparar e sincronizar as equipes de profissionais de comunicação para atuar na divulgação e cobertura jornalística da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorreu na tarde desta quarta-feira, 3, a primeira reunião com representantes das assessorias de comunicação das instituições participantes da SNCT. A Ufam, uma das principais envolvidas, marcou presença entre os profissionais. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), coordenadora e organizadora da Semana no Amazonas.

Em 2013, a SNCT ocorre de 21 a 27 de outubro e no Amazonas, segue até o dia 2 de novembro com programação diversificada em torno do tema “Ciência, Saúde e Esporte”; envolvendo mais de 40 instituições públicas e privadas locais em todos os municípios do Estado. O objetivo é levar o visitante a perceber a importância das questões da ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular a prática de esportes e sensibilizar para a importância de hábitos saudáveis.

Atuou como condutor da reunião o secretário executivo adjunto da Secti, Eduardo Taveira, o qual apresentou as ações propostas para a realização da X edição da SNCT no âmbito do Estado e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas equipes de comunicação envolvidas para a promoção do Evento e propagação do conhecimento.“Organizamos a SNCT praticamente desde o começo do ano porque temos  o compromisso de continuar tendo a maior semana dentro dos estados. Desde o ano passado, a Semana do Amazonas é primeiro lugar em atividades realizadas não só na capital, como também o único estado que realiza atividades em todos os seus municípios”, informa Taveira.

De acordo com Taveira, a abertura oficial do evento no Estado está prevista para o dia 21 de outubro em Parintins e, em Manaus, ocorre dia 23 na Vila Olímpica, às 10h. Dia 30 deste mês ocorre o início das atividades da Estação Ciência – maior ação da SNCT – que será realizada no Clube do Trabalhador (Sesi).

Nesta edição, a Ufam participa da SNCT com 11 atividades entre oficinas, cursos, mostras e minicursos realizados no campus universitário e em duas unidades do interior (Itacoatiara e Coari). Um dos destaques é a oficina “Dosvox para jovens” que pretende apresentar a tecnologia voltada para permitir o acesso a computadores aos deficientes visuais. A “Lousa digital na Escola” é outra atividade da Universidade que visa ensinar os alunos e professores a fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.

A SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como principal finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.