DAAD oportuniza a estudantes da Ufam a realização de intercâmbio na Alemanha

A representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) , Betina Soares, esteve nesta quarta-feira, 2, no auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli), divulgando intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras para estudantes de pós-graduação da Ufam.

Para Betina Soares, a principal barreira que o estudante brasileiro encontra  para acesso às instituições de ensino superior junto ao Programa Ciência Sem Fronteiras na Alemanha é a fluência no idioma alemão. Segundo a representante, a grande novidade foi a diminuição da exigência. Agora, é necessário ter apenas o conhecimento básico, o qual pode ser adquirido em um curso regular de 6 meses.

De acordo com Betina Soares,  os candidatos deverão ter, no teste de nivelamento, o conceito A1 ou A2. Posteriormente, terão aulas de alemão durante o período de seis meses antes do intercâmbio na Universidade de destino. Com isso, ele terá um curso intensivo de até seis horas por dia, com bolsa de €400.

Betina Soares informa que o Programa Ciência Sem Fronteiras custeia todo o curso de idiomas, entretanto, para quem conseguiu bolsa para doutorado, não será exigida a fluência em alemão. Segundo a representante, mesmo nessas condições, o estudante de doutorado realizará o curso que tem o financiamento do DAAD.

Das 350 Instituições de Ensino Superior da Alemanha, apenas 120 disponibilizam vagas para bolsistas do Programa Ciências sem Fronteiras e, atualmente, existem 3000 bolsistas brasileiros estudando em áreas prioritárias do programa, declara a representante.

Opinião

O estudante de mestrado em Engenharia Elétrica, Macioney Gonçalves Negreiros, 24, explica que sua intenção em assistir a palestra é esclarecer suas dúvidas quanto à inserção no Programa, a partir das exigências de conhecimento do idioma o que será, segundo ele, um ponto positivo.

Para Larissa Almeida, estudante de mestrado, 23, a expectativa é muito grande, pois até então, o Programa Ciência sem Fronteiras ofereceu apenas bolsas para doutorado e pós-doutorado e acredita que as oportunidades irão aparecer.

O que é o Programa Ciência sem Fronteiras?

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.