Palestra “Intercâmbio Corporativo” desperta interesse de estudantes no Simpósio de Engenharia da Produção

Adiretora do departamento Intercâmbio Coorporativo para Estudantes da Aiesec, Mariana Mayrink, profere palestra `Intercâmbio Coorporativo` durante o VIII Simpósio de Engenharia da Produção, cujo tema é `A engenharia da produção e as oportunidades na globalização – empreendedorismo, mercado de trabalho, interiorização e internacionalização. O evento ocorre até amanhã, sexta-feira, 4, nas dependências da Faculdade de Tecnologia.

Mariana Mayrink explica que em nossa atualidade o intercambio desse nível faz a diferença, não somente aos conhecidos pela população como o intercambio de idiomas, mas outros que venham agregar valor as ações organizacionais. Nesse sentido, segundo a diretora, a importância ao intercambio coorporativo possibilita ao estudante de graduação a manter contato com outras organizações fora do Brasil.

Esse é o diferencial do estudante que quando realiza esse tipo de intercambio não realiza somente para fins de capacitação do conhecimento, mas também conhecer os processos organizacionais desenvolvidos em empresas sediadas fora do país, comenta a diretora.

Para ela, os relatos das experiências de estudantes do Estado do Amazonas, são surpreendentes.  Profissionais que tinham uma qualificação, com formação em línguas e um bom currículo perceberam a necessidade de ao algo a mais em suas vidas. Então, eles realizam o intercambio de seis meses e quando voltaram se tornaram pessoas bastante requisitadas pelas empresas de Manaus, completa.

A diretora disse que existem dois tipos de intercambio, o remunerado e o voluntário. Ela informa ainda que somente este ano, o Amazonas encaminhou mais de 40 estudantes para empresas multinacionais e empresas pequenas.

Durante a palestra foi realizado uma entrevista para saber os objetivos do estudante, o qual deve estar nivelado aos do objetivo da Aiesec. Quem tiver interesse, a empresa ficará a disposição para dá mais informações e caso venha ser aprovado na seleção de idioma (inglês), o estudante estará apto para realizar o intercambio para os países do Leste Europeu, Ásia e África, lugares preferenciais dos amazonenses, declara.

Opinião

Com interesse em conhecer melhor as organizações européias, principalmente às franceses, o estudante do curso de Engenharia da Produção, João Pedro Santana Inava, 17, disse que está se preparando aprendendo mais idiomas. Eu já tenho uma boa base do inglês, mas pretendo estudar o idioma Francês e o espanhol, para que possa atuar com eficiência nas empresas europeias, completa.

Para a estudante do Instituo de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/Ufam/Itacoatiara), Alexandre dos Santos Vieira, 21,  a busca de novos conhecimentos e entender como o conhecimento pode ser decisivo na escolha da melhor estratégia para uma organização foram as bases que levou a estudante em conhecer o mecanismo de inserção ao intercambio coorporativo.

O que é a Aiesec?

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo, a AIESEC está presente em 113 países e territórios e tem mais de 86.000 membros, formando uma rede global que, por meio do trabalho  organizacional e de intercâmbios profissionais, desenvolve o potencial de jovens lideranças.

A Aiesec é apolítica, independente, sem fins lucrativos e totalmente gerida por jovens estudantes e recém-formados, na qual se desenvolver por meio de uma plataforma internacional oferecida aos membros, permitindo aos mesmos criarem sua própria experiência com as oportunidades disponíveis.

A ONG envolve pessoas de diferentes formações, culturas, religiões e interesses, porém todos com o objetivo único de se desenvolverem a fim de se tornar um agente positivo de mudança.