UFAM bem classificada no ranking de instituições que promovem ensino e pesquisa

Entre 191 instituições de ensino superior que promovem ensino e pesquisa no País, a Universidade Federal do Amazonas foi classificada como a 27ª melhor pelo Ranking do jornal Folha de São Paulo. Numa escala de 0 a 4, a Universidade Federal do Amazonas obteve nota 2,96.

As posições de classificação são obtidas pela análise de pedidos de patentes, submetidas ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e o levantamento feito pela Datafolha. A metodologia utilizada no ranking leva em consideração a qualidade de ensino, pesquisa acadêmica, avaliação de mercado e inovação. Na América Latina, o Brasil lidera o ranking de 300 universidades com 81 instituições entre as mais bem conceituadas.

Entre os avaliadores, pesquisadores, avaliadores do Ministério da Educação (MEC) e empresas que absorvem esses novos profissionais no mercado de trabalho.

Ainda entre as categorias inseridas no ranking, a Universidade Federal do Amazonas se destacou no Índice Geral de Cursos do MEC, que considera a média ponderada nas notas dos cursos de graduação (pelo Enade) e de pós-graduação (pela avaliação da Capes). Numa escala de 0 a 5, a Universidade obteve nota 3.

Para a pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), que tem à frente à professora Socorro Chaves, a Universidade, nos últimos anos, além de ter criado o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em 2007, orientada pela Lei de Inovação, de 2004, editou sua Política Institucional de Inovação e Transferência de Tecnologia criando a Protec.

“A Pró-reitoria tem estimulado seus pesquisadores a fazerem registro de patente ou qualquer outra ação que possa dar ao criador e à Instituição, o reconhecimento do conhecimento científico produzido no âmbito acadêmico”, salientou a gestora.

Chaves também acentua a importância do apoio oriundo dos órgãos de fomento e de inovação, referindo-se à Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam).

“Dessa forma, com o compartilhamento de várias agentes, podemos fornecer subsídios qualificados para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico da região”, salientou.