Mais dois livros são lançados pela EDUA

Autores das duas obras reunidos para apresentaçãoAutores das duas obras reunidos para apresentação

A temporada de lançamento de livros da Editora da Universidade Federal do Amazonas continua. Mais duas obras de diferentes áreas de conhecimento foram apresentadas ao público nesta sexta-feira (27) no Espaço Cultural da loja Bemol (Manauara Shopping).

Firmando mais uma vez a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas em prol da divulgação do conhecimento científico produzido na Universidade, duas publicações que contemplam as áreas de Biologia e Informática.

Organizado pelos professores Jaydione Luiz Marcon, Marcelo Menin, Maria Gracimar de Araújo e Tomas Hrbek, o livro Biodiversidade Amazônica: caracterização, ecologia e conservação é produto das pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação Diversidade Biológica, do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam. Por meio de uma chamada pública, o Programa divulgou o interesse em desenvolver a obra e convidou a comunidade acadêmica a participar, o professor Tomas Hrbek, um dos organizadores e autores do livro fala sobre o processo de desenvolvimento: “Inicialmente, o livro era menor inclusive, mas as contribuições ultrapassaram o limite que tínhamos estabelecido, então tivemos que refazer o planejamento para que nada ficasse de fora. Apesar disso ficamos muito felizes em ver o volume de material disponível para fazer parte do livro”.

É uma coletânea de artigos dos alunos e docentes do PPG-DivBio interessada em apresentar temas originais e inéditos para contribuir com a geração e divulgação do conhecimento científico em torno da realidade amazônica. “Existem poucos programas de pós-graduação focados em biodiversidade. O PPG – DivBio é mais integrativo, pois contempla diversas linhas de pesquisa da biodiversidade, assim como está colocado no livro, já que é resultado das pesquisas realizadas no programa”, comenta Hrbek.

Os artigos abordam desde riqueza e potencial de diversos grupos de micro-organismos ao conhecimento sobre a biodiversidade na área florestal da Universidade contemplando uma grande variedade de linhas de pesquisa a partir do tema; “O livro também é uma maneira de unir esses trabalhos e divulga-los para além da comunidade acadêmica. Mostrar para a sociedade o quanto a Amazônia é diversa em sua biologia e fomentar o interesse em conhecê-la e estuda-la”, complementa o professor Tomas.

O livro A revolução do software foi idealizado há cerca de quatro anos pelo então diretor da ONG Comunidade Sol Software Livre. Tiago de Melo, que é bacharel em Direito e Ciências da Computação pela Ufam, percebeu a carência de um material consolidado, um livro referência que abordasse a temática. O objetivo do livro sobre software livre é suprir essa necessidade, incentivar a produção de mais obras nesse sentido e o entendimento de qualquer pessoa pelo tema. Marcelo Ferreira, um dos autores do livro, fala sobre capítulo que escreveu e introduz a leitura: “O livro já inicia explicando o que é o conceito de software livre, explicando os principais jargões utilizados na área. É um esforço de desconfundir a cabeça das pessoas quanto aos termos software livre, open source, domínio público, entre outros que às vezes se confundem. No livro apresentamos o software livre de uma forma bem didática que sirva como ponto de conversação entre vários interlocutores para que qualquer pessoa possa ler e entender, não somente aquelas que já tem algum conhecimento sobre o tema” .

Além do pioneirismo da iniciativa em publicar o livro sobre software livre, tema ainda pouco difuso na comunidade acadêmica, outro diferencial da obra é a diversificação das áreas de conhecimento dos autores. “Entre os dez autores, temos advogado, sociólogo, matemático, jornalista, administrador, por exemplo. São visões distintas sobre software livre, como cada um na sua área de formação e atuação percebe o software livre. Ou seja são dez capítulos onde cada um fala de uma temática distinta, mas todas elas ligadas ao software livre”, destaca Tiago.