Ecoem recebe equipamentos e incrementa produções na Comunicação Institucional

O Programa de Mídias Digitais (Ecoem) está recebendo equipamentos de informática e de audiovisual, como notebooks, câmeras filmadoras e ilhas de edição para fortalecer a divulgação de atividades de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Da grade dos programas de Extensão e também integrante do Parque Tecnológico da Universidade, o Ecoem orienta, em oficinas, os alunos-bolsistas de cursos parceiros como Enfermagem, Psicologia, Design, Ciências da Computação e Comunicação (Relações Públicas e Jornalismo) sobre como produzir, divulgar e realizar a cobertura de ações de seus respectivos cursos.

Há algumas semanas, a sede do programa recebeu computadores portáteis e espera, para os próximos meses, a chegada de equipamentos de audiovisual oriundos da submissão de projetos a editais do Ministério da Educação, a exemplo do MEC/SESu, cujo objetivo é abranger programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões.

“A aquisição de câmeras filmadoras e de ilhas de edição vai fortalecer a Comunicação da Universidade, uma vez que, com mais de uma centena de cursos, seja humanamente impossível estar em diversos eventos simultaneamente. A partir das oficinas com bolsistas de cursos parceiros, a Comunicação se fortalece”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor do Departamento de Comunicação e coordenador do Ecoem, Gilson Monteiro.

Atualmente, o Ecoem conta com oito bolsistas, outros dois bolsistas na modalidade bolsa-trabalho e os bolsistas de unidades inscritas no programa. Synde Libório, do 3º período de curso de Jornalismo é uma dos bolsistas.

A estudante conta que ainda no primeiro período do curso, os professores reuniram os alunos recém-chegados para ofertar os projetos dos quais poderiam participar: o Maloca Digital, o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Ecoem.

“Este último foi com o qual mais me identifiquei, porque me interesso bastante por Jornalismo na Internet. E neste semestre tendo aulas de Audiovisual, vejo o quanto aprendemos a partir das experiências vivenciadas aqui”, garantiu a jovem, prestes a completar um ano e meio no projeto.

Os materiais produzidos pelas bolsistas e colaboradores do Ecoem podem ser acessados no portal http://ecoem.ufam.edu.br ou no facebook: https://www.facebook.com/EcoemUFAM

Ecoem no Parque Tecnológico

No Parque Tecnológico, um projeto pioneiro no Brasil  voltado estritamente à inclusão social, oEcoem fortalece a divulgação das ações institucionais da Universidade junto à Assessoria de Comunicação, à TV UFAM e à Editora da Universidade do Amazonas (Edua).

Os recursos para construção do Parque são oriundos de emenda individual, de 18 milhões, do deputado federal Marcelo Serafim e envolvem diversas outras unidades tanto na capital e no interior.