Ceteli ganha prêmio Finep de Inovação 2013 como a melhor instituição em CT&I da Região Norte

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação - CETELI ganha Prêmio FINEP DE INOVAÇÃO 2013 da Região Norte, pela quarta vez  na Categoria Instituição de Ciência e Tecnologia  e concorre a grande final nacional, a ser realizada em Brasília. A Assessoria de Comunicação da Ufam (Ascom) esteve conversando com o diretor do Ceteli, professor Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho que relata sua expectativa para esse grande evento. Veja a entrevista:

Ascom: O que representa o Prêmio Finep de Inovação 2013 concedido ao Ceteli, em que destaca o Centro como o melhor da Região Norte?

Cícero Ferreira: A avaliação de uma Instituição de Ciência e Tecnologia através do Prêmio FINEP de Inovação é feita considerando, nos últimos três anos, critérios de desempenho segundo vários eixos de avaliação. Para o prêmio FINEP 2013, os seguintes eixos de avaliação foram considerados no triênio 2010-2012: Produtos e serviços, contratos com empresas, produção científica, propriedade intelectual, equipe, investimento em inovação, importância da inovação, estratégia de relacionamento e parcerias. O resultado, então expressa o desempenho médio da instituição, considerando todos esses eixos, frente a outras instituições de uma mesma região. Na nossa avaliação, representa o coroamento do esforço que temos feito, desde a criação do CETELI, em diversas frentes: na formação de recursos humanos em nível de graduação, na interação com as empresas do Polo Industrial de Manaus, no apoio ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e na consolidação de uma infraestrutura física e laboratorial para alavancar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. Esse esforço reflete-se nos eixos de avaliação anteriormente citados e sugere que estamos caminhando em sintonia com uma visão mais ampla, comungada pelos nossos pares, do que deva ser pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Ascom: No âmbito administrativo, quais são os critérios necessários para que uma organização se mantenha à frente, principalmente no que tange a área de CT&I?

Cícero Ferreira: A longo prazo, o principal fator para que uma organização se mantenha a frente na área de CT&I é a constituição de uma equipe de técnicos e pesquisadores com reconhecida competência. Sem esse pilar, nenhuma estrutura é sólida. Em segundo lugar, a instituição tem que ser ágil para captação e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Poderia citar outros fatores, mas, com o objetivo de conferir relevância àqueles já citados, prefiro me ater aos mesmos.

Ascom: Quais são as perspectivas para o Centro em se manter como referência de CT&I para a região Norte?

Cícero Ferreira: O CETELI continuará atuando como sempre o fez nos últimos 12 anos. Tememos, no entanto, pelas ações dos órgãos reguladores, como TCU e CGU, que impactam diretamente no segundo fator citado na resposta anterior, ao criar uma clima de insegurança jurídica para os gestores das  IFES frente a relação com as fundações de apoio. Isso tem acarretado processos mais longos de aprovação de projetos de P&D com a iniciativa privada, quando não, tem inviabilizado a relação com a iniciativa privada. A meu ver esse grande leviatã, a relação com a iniciativa privada, tem que se sofrer um processo de exorcismo dentro das IFES e nos órgãos de controle. Historicamente, o desenvolvimento brasileiro não foi calcado, a exemplo de outros países que hoje são desenvolvidos, nos frutos da pesquisa que emana das instituições que produzem ciência e tecnologia, o que gerou, pelo menos nas áreas tecnológicas, em um distanciamento das faculdades com o meio produtivo.  Só mais recentemente, a muito custo, é que esse paradigma, em algumas áreas, tem sido quebrado. É necessário, no entanto, que as IFES e os órgãos de controle entendam de uma vez por todas que o novo paradigma, onde existe uma interação maior entre as instituições de ensino e pesquisa e o meio privado, veio para ficar e que se articulem no sentido de estabelecer de forma definitiva uma autonomia financeira que confira mais liberdade e agilidade às ações das IFES.

Ascom: Quais são as expectativas para a entrega do prêmio que ocorrerá em Brasília, onde contará com a presença da Presidenta DilmaRousseff?

Cícero Ferreira: O julgamento nacional ainda não ocorreu. Só ocorrerá mais à frente. Por enquanto, mantemos apenas uma expectativa de sermos classificados entre os três primeiros colocados.

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable