Conferência em Física homenageia centenário de Niels Bohr

O evento objetiva congregar estudantes, professores e pesquisadores, visando a interlocução interdisciplinar para propiciar uma visão ampla das temáticas que serão abordadas durante os três dias de realização.   A Comemoração ao centenário do modelo atônico de Bohr ocorre até sexta-feira, 27, no auditório da Faculdade de Direito (FD), Setor Norte.

Na ocasião, representando a reitora, professora Márcia Perales, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar de Sales Lima, disse que é importante compreender todo o desenvolvimento da estrutura atômica e, este é o momento para entender todo esse processo que mudou a História da Humanidade. A pró-reitora enfatiza a importância do evento e seus organizadores que deram tudo de si para que tudo transcorresse com muita serenidade.

Para o coordenador do evento, professor Adelino Ribeiro, durante toda a programação o público presente terá a oportunidade de ampliar seu conhecimento por meio de palestras, mini cursos, mostras experimentais e outras atividades integradas que deverá consolidar o trabalho coletivo. “Somente dessa forma o estudante sai de um ambiente restrito de laboratório para uma experiente mais ampla, compartilhando o conhecimento com a comunidade universitária e a sociedade”, comenta o coordenador.

Segundo ele, as comemorações ao cientista dinamarquês é o starting para outras atividades que deverão ocorrer daqui pra frente. Nós estamos articulando uma programação para o próximo semestre relacionada a Semana de Física que irá congregar estudantes e professores do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Será um grande evento e terá o mesmo cunho interdisciplinar, frisa o coordenador.

A palestra “A teoria atômica de Bohr”

A palestra de abertura “A teoria atômica de Bohr”, proferida pelo professor do departamento de Física, Hidembergue Frota, traça uma sequencia de 50 anos de pesquisa do  modelo atômico de Bohr. Segundo o professor, muitos pesquisadores participaram dessa empreitada. “Tudo começou quando os pesquisadores queriam entender por que quando é aquecida uma barra de ferro, a temperatura aumenta, fazendo com que haja mudança de cores que está associado a frequência da radiação emitida pelo material analisado, completa o professor.

Nesse sentido, estudos relacionados com esse fato vêm sendo desenvolvido desde 1850, mas somente  com Niels Bohr que faz um tratado para explicar o modelo atômico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica (formulada por Max Planck, em 1900). Depois, no decorrer e depois da década de 20 vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje. Entre estes físicos podemos citar, dentre outros, Albert Einstein, Louis de Broglie, Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg e Wolfgang Pauli.

Confira parte da programação:

Dia 24 de setembro

Abertura: Magnífica reitora da Ufam, professora Márcia Perales Mendes Silva;

Horário: A partir das 9h;

Local: Auditório da Faculdade de Direito;

Conferência: A teoria atômica de Bohr;

Palestrante: professor dr. Hidemberg O.da Frota – Departamento de Física

Horário: 10h;

Local: Auditório da Faculdade de Direito

Palestra: Amazônia e Niels Bohr;

Palestrante: Professor msc. Marcílio de Freitas – Depto. De Física;

Horário: 16h;

Dia 25 de setembro

Palestra: Debate entre Bohr e Einsten: quem venceu?

Palestrante: Professor José Ricardo de Sousa – Depto de Física;

Horário: 14h;

Dia 26 de setembro

Palestra: A Terra que está aquecendo ou resfriando: a contribuição de Niels Bohr;

Palestrante: Professor dr. Rutênio Luiz C. de Araújo – Depto de Geociências;

Horário: 9h;

Dia 27 de setembro

Encerramento com a palestra: Ciência e sociedade: preocupações e debates;

Palestrante: professora dra. Marilene Correa da S. Freitas – Depto de Ciências Sociais;