Professor alemão profere palestras na Ufam

O Programa de Pós-graduação em Sociologia - PPGS, da Ufam, promoveu nesta Professor alemão Wolfgang SchluchterProfessor alemão Wolfgang Schluchtersegunda-feira, 23, a palestra “Ciência como vocação: ontem e hoje”, proferida pelo professor Wolfgang Schluchter, sociólogo da Universidade de Heidelberg da Alemanha, considerado um dos maiores especialistas contemporâneos em Max Weber. O evento continua nesta terça-feira, 24, às 9h, no auditório Rio Solimões, ICHL, com a segunda palestra do professor alemão “Ação, ordem e cultura: a Sociologia interpretativa de Weber reconsiderada”.

Essa é uma atividade que decorreu da vinda do professor alemão ao Brasil para proferir palestras em outras universidades. Numa articulação realizada pelo professor Jessé de Souza, que é colaborador do Programa de Pós-graduação em Sociologia, com o professor Almir Ferreira, do departamento de Ciências Sociais, e deste com o coordenador do Curso de Pós-graduação em Sociologia, professor Marco Aurélio, foi viabilizada a vinda do palestrante ao Amazonas.

O professor Schluchter é um dos maiores estudiosos de Max Weber. É uma palestra de alguém que tem feito estudos sistemáticos sobre Weber.  O público presente no auditório (composto por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação) pode tirar uma série de dúvidas e compreender um pouco do que foi o pensamento desse grande cientista. Nas Ciências Sociais é um clássico. Ao esclarecer algumas coisas sobre esse autor os estudantes podem formular questões sobre o cotidiano e sobre aquilo que observam. Além da oportunidade do contato com pessoas de outros lugares do mundo, disse um dos coordenadores do evento o professor Marcelo Seráfico.

A estudante do curso de Ciências Sociais Rosana CarvalhoA estudante do curso de Ciências Sociais Rosana CarvalhoA estudante do 7º período do curso de Ciências Sociais, Rosana Carvalho, disse que no momento está estudando Max Weber e achou importante assistir à palestra de um especialista alemão sobre weber. “Estou fazendo a matéria sobre Weber e estou buscando me aprofundar mais. Vou apresentar um trabalho sobre a obra dele. Gostei de participar do evento, pois, adquiri mais informações sobre esse importante sociólogo”. 

A palestra do professor Wolfgang Schluchter, foi baseada numa palestra do sociólogo Max Weber, proferida a jovens estudantes, em 1917. “Weber era muito realista. Ele não queria despertar ilusões. Ao falar sobre ciência para jovens estudantes disse ‘a vida acadêmica é um perigo’. O cientista é o contraponto aos políticos. Quando você é cientista você tem que digerir que o trabalho só durará naquele momento. Um fato científico pode ser superado por outros. Muitos cientistas dos anos 1980 foram esquecidos. A ciência passa a promover o desencantamento do mundo. Weber quis mostrar para os jovens estudantes que naquele momento havia uma separação entre a ciência e a religião ‘quando você é cientista você tem que abandonar a religião’”.

Num segundo momento o palestrante ressaltou sobre a ciência atual. “Quando se pensa em globalização só se pensa em economia. Mas vivemos a globalização da ciência. A lógica da descoberta é universal. Não importa onde ocorra à descoberta de um fato científico, logo ele é repassado para todo o mundo. Como o processo científico tem mudado. A monografia não impera mais. Os artigos são publicados nos periódicos e logo desaparecem. O processo científico tem se tornado coletivo”.   

O público ficou atento a palestra O público ficou atento a palestra

 

 

 

Em seguida, o palestrante respondeu a perguntas do público sobre Max. A palestra foi proferida na língua inglesa e traduzida para o português pelo professor Bruce Osborne, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE).  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo dia de palestra

 

Nesta terça-feira, 24, o professor da Universidade de Heidelberg da Alemanha, professor Wolfgang Schluchter, proferiu a segunda palestra, prevista na programação do evento do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Ufam, intitulada “Ação, ordem e cultura: a Sociologia interpretativa de Professor Wolfgang Schluchter, proferiu a segunda palestra sobre obra de Max WeberProfessor Wolfgang Schluchter, proferiu a segunda palestra sobre obra de Max WeberWeber reconsiderada”.  

Um grande público compareceu ao auditório Rio Solimões, no ICHL, para assistir a explicação do programa weberiano. O palestrante afirmou que para compreender a explicação é importante que você recorra à formulação do problema, mas, não a sua solução. Como ponto de partida ele usou o estudo de James Coleman sobre o livro de Weber “A ética protestante e o Espírito do capitalismo”. Coleman argumenta que o estudo de Weber é um modelo viável de exploração na Sociologia. Porque na obra de Weber ele realiza a lincagem macro, micro, macro. Começa com um fenômeno macro com “A ética protestante”.  Depois você se pergunta como essa ética é internalizada pelas pessoas, e, guiará suas ações. E aí você tem a multiplicidade de vetores que é um fenômeno macro. Então nesse momento, Coleman argumenta que Weber adere ao individualismo metodológico. Por isso ele argumenta que nós podemos usar Weber como exemplo de como a explicação da ação sociológica pode ser levado a sério. A Sociologia de Weber pode ser vista como uma ciência social explicativa. Ele sempre acreditou que as Ciências Sociais deveriam explicar. Tem haver com o significado subjetivo, com a interpretação. Explicação por meio da interpretação. Portanto, a Sociologia interpretativa. Essa ciência fornece explicações micro baseadas num contexto de uma análise de múltiplos níveis. Podemos chamar isso de relacionismo metodológico combinado com a teoria de um conceito de racionalidade de múltiplos níveis e complexo. Você acha os termos de racionalidade dentro de Weber. A Sociologia weberiana vai além da teoria da escolha racional. Mas também, vai além de uma teoria em que ao ator é negado a sua intencionalidade, o seu conhecimento e a sua reflexibilidade.

Palestra atraiu grande público.Palestra atraiu grande público.

 

 

A palestra teve em torno de 50 minutos. Logo em seguida, o professor respondeu a perguntas do público que demonstrou satisfação com o tema abordado.     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable