Ufam seleciona pesquisadores para 87 vagas em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, na capital, Parintins e Benjamin Constant

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPESP, da Universidade Federal do Amazonas, está com inscrições abertas para os Programas de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (mestrado/doutorado) e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (pós-doutorado). A partir do dia 1º de outubro há vagas, também, para o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia.

Sociedade e Cultura na Amazônia

Um dos mais tradicionais PPGs da Ufam, o Sociedade e Cultura na Amazônia apresenta novidades para o 1º semestre de 2014: turmas no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ, em Parintins,  e no Instituto de Natureza e Cultura (INC), localizado na cidade de Benjamin Constant.

Com 10 vagas em nível de mestrado e cinco em nível de doutorado em cada um dos Institutos citados, e com 24 vagas em nível de mestrado e 22 em nível de doutorado, em Manaus, as inscrições para o PPGSCA iniciaram no dia 20 de setembro e vão até o dia 18 de outubro.

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Programa:

LINHA 1. Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais

Processos históricos e socioculturais envolvendo sistemas simbólicos como linguagens, signos, estruturas lógicas, manifestações religiosas, artísticas e festivas, bem como as diferenças concernentes aos modos de pensar e interpretar o mundo. Interesses pela linguagem, arte, arquitetura, psicologia e antropologia que lidam com a formação dos sistemas de pensamento e dos diversos gêneros culturais.

LINHA 2. Redes, Processos e Formas de Conhecimento

Processos socioculturais envolvendo redes pelas quais se ligam os atores e instituições sociais na Amazônia. Processos de formação de territórios e desterritorialização envolvendo modos de existência de indivíduos e grupos humanos, considerando-se as suas inter-relações e as relações estabelecidas com o Estado e outras entidades. A investigação da comunicação, dos mecanismos da cultura e das políticas de integração. A produção do conhecimento, a organização e práticas institucionais, constituição de domínios espaciais, virtuais fixos ou móveis e princípios de objetivação e subjetivação social e cultural.

LINHA 3. Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder

Formas de poder utilizadas ao longo dos processos que determinaram a constituição dos diversos modos de protagonismos políticos e de resistência social, cultural e ambiental dos sujeitos coletivos na Amazônia. Políticas públicas e trajetórias institucionais, problemas de ordem filosófica, sociológica, política e jurídica. História e funcionamento das instituições, as relações macro e micro-físicas do poder. Relações internacionais, relações de gênero, lutas contra as formas de exclusão e pelo reconhecimento de direitos e garantias individuais e coletivas.

Para outras informações, confira aqui o edital para o PPGSCA.

Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

O Programa seleciona 1 (um) recém-doutor para desenvolver atividades de ensino e pesquisa como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD 2013.

A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recursos de custeio anual. A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista. O aporte anual de recursos de custeio será iniciado no ano de 2014, em data a ser posteriormente divulgada pela CAPES.

Essa verba destina-se a subsidiar atividades de pesquisa do bolsista, tais como a sua participação em eventos como congressos, encontros e simpósios. O repasse dos recursos de custeio e as normas de sua utilização acompanham o programa de fomento ao qual o PPG está vinculado (exemplos: PROAP e PROEX).

A inscrição do candidato deverá ser feita pessoalmente na secretaria do PPGCASA ou por via de e-mail no período de 23/09/2013 a 25/10/2013.

Para outras informações, confira aqui o edital para o PPGCASA.

Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia

No período de 1 a 31 de outubro, o Programa vai selecionar 10 estudantes para ingresso no 1º semestre de 2014.

As inscrições serão efetuadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social localizada no Campus Universitário, Bloco Mario Ypiranga, Sala 08, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte, Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Manaus, Amazonas, CEP 69077-000.

Confira as linhas de pesquisa do PPGSSSA:

Linha 01- Questão social, políticas públicas, trabalho e direitos sociais na Amazônia

Compreende o estudo das múltiplas manifestações da questão social no contexto global, nacional e Amazônico, a saber: questão de gênero, questão do campo, a questão do negro e em particular, na Amazônia, as populações tradicionais indígenas e não indígenas, o meio ambiente e a questão urbana. No trabalho, a formação social e econômica, as relações de trabalho e dos direitos sociais.

Linha 02- Serviço Social, diversidade socioambiental e sustentabilidade na Amazônia

Compreende o estudo das modificações dos territórios e modos de vidas tradicionais, as formas de preservação e a conservação das culturas, as relações socioambientais e a sustentabilidade na Amazônia.

Para outras informações, conifra aqui o edital para o PPGSSSA.