Residentes do HUGV desenvolvem atividades em prol de pessoas com deficiência

Equipe de residentes do HUGVEquipe de residentes do HUGV

 

Desde maio de 2013, uma equipe composta por psicóloga, fisioterapeutas, assistente social e enfermeiras, egressas da Universidade Federal do Amazonas e residentes do Hospital Universitário Getúlio Vargas, atuam semanalmente no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid) da Policlínica Codajás. As atividades buscam proporcionar qualidade de vida e autonomia aos usuários do programa. As residentes utilizam técnicas educativas como dramatização, ginástica laboral e palestras motivacionais.

O dia 21 de setembro é a data definida como Dia de Luta Nacional da Pessoa com Deficiência. Nesse sentido, a Equipe Multidisciplinar de Residentes ministrou a palestra “Vivendo sem Limites” aos usuários do Paid. Além de socializar, a palestra buscou mostrar a importância da acessibilidade e da inclusão social das pessoas com deficiência.

“A experiência no programa é satisfatória e importante. Estamos aqui porque desejamos compartilhar o que sabemos e praticar o que aprendemos na Universidade. Todos temos alguma deficiência e todas elas devem ser respeitadas, independente de qual seja”, pontua a psicóloga Larissa Negreiro.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais de um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência, já superando a cada de 50 milhões de pessoas. No Amazonas, segundo informações do Censo Demográfico 2010, essa relação é ainda maior: aproximadamente um terço da população de 3,5 milhões de habitantes detém algum tipo de deficiência e mais da metade desse grupo está concentrado na capital.

A fisioterapeuta Ana Francisca Cardoso destaca a influência que a experiência no programa teve para sua vida profissional: “Foi fundamental. Descobri que queria trabalhar com deficiência auditiva. Eu já tinha esse interesse, mas foi aqui vendo a dificuldade que esses pacientes tem em acesso à rede de saúde, a falta de profissional com qualificação e especialidade para entendê-los e traduzir os sentimentos e necessidades deles que me fez ter certeza em querer trabalhar nessa área”.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable