Faculdade de Direito marca presença nas escolas de Manaus

Acadêmicos e docentes integrantes do FD nas EscolasAcadêmicos e docentes integrantes do FD nas Escolas

Aproximar alunos do ensino médio do universo jurídico é o objetivo norteador do projeto de extensão lançado na última quinta-feira (19) na Faculdade de Direito. Idealizado por 10 acadêmicos do curso, o projeto conta com o apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI) da Universidade Federal do Amazonas.

As atividades do projeto, que abrangem também a pesquisa, visam construir um diálogo entre a Faculdade de Direito e a sociedade através da difusão de conhecimentos jurídicos básicos aos alunos de ensino médio das redes pública e privada de Manaus. O programa demonstra a sua importância social diante da contradição existente em nosso ordenamento jurídico em que muitos são os direitos e garantias reconhecidos ao cidadão, mas poucos são os direitos e garantias efetivamente assegurados o dos quais desfrutam a população. O primeiro passo para o exercício de uma cidadania plena e uma vida digna é o conhecimento de seus direitos e deveres na sociedade. Neste sentido, o programa buscará transmitir e discutir conteúdos jurídicos essenciais a um convívio social mais justo.

O projeto consiste na criação de 4 ligas de estudo, são elas de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho, dentro das quais serão realizadas, semanalmente, reuniões de discussão científica em torno de temas trazidos pelos docentes e coordenadores, por meio de artigos científicos e jurisprudências, posteriormente levados às escolas. Cada liga é coordenada por um docente especializado da área.

A separação em ligas busca uma melhor orientação por parte dos professores na orientação dos discentes e destes nas palestras proferidas, de forma que se aborde um pouco de cada área essencial do Direito em cada palestra. Cada uma das ligas vai utilizar a estrutura metodológica comum a todas, mas o conteúdo abordado por cada uma será selecionado autonomamente pelos professores coordenadores, em obediência a um critério de relevância social dentro de cada área do Direito.

Além das palestras realizadas nas escolas, os discentes participantes incentivarão o debate e discussão crítica a respeito dos temas tratados, de forma a dialogar com os alunos das escolas, procurando dar uma orientação jurídica e colher dados a respeito da recepção social destes temas. A estimativa é de 40 palestras realizadas durante todo o projeto, atingindo cerca de 1.600 alunos do Ensino Médio de Manaus.

Os acadêmicos também demonstram preocupação com o futuro. “Entendemos que é neles que temos que injetar essa carga de cidadania, primeiramente, através desses conhecimentos técnicos de forma simplificada, porque são eles que vão levar nossa sociedade para frente. É neles que queremos chegar, por meio deles que queremos atingir a sociedade”, comenta Paulo Henrique Gurjão, acadêmico do 5° período e um dos idealizadores do FD nas Escolas.

“Uma das coisas que a gente aprende no curso é o principio do acesso à justiça: facilitar ao máximo. Estamos aqui como facilitadores para fazer com que as pessoas tenham acesso ao poder judiciário, à prestação jurisdicional plena, mais tecnicamente falando. Pessoalmente, eu acredito que ganho muito em humanização, em construção social. Direito é um curso que eminentemente caminha junto com a sociedade. Entendo que eu trabalho em prol da sociedade. Todos nós que participamos desse projeto ganhamos em humanização, em conhecimento teórico e técnico e construção cidadã enquanto alunos da Faculdade de Direito da UFAM”, finaliza o estudante.