Seminário do Parfor dá início às atividades avaliativas

O Programa Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) realiza o primeiro Seminário de Avaliação do Programa no âmbito da Ufam, cujos objetivos são avaliar o funcionamento do Programa e traçar diretrizes de trabalho para aprimoramento de ações no Estado do Amazonas, o qual abrange cerca de 30 mil alunos. A solenidade de abertura ocorreu na quarta-feira, 18, tendo seu encerramento nesta quinta-feira, 19, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

Na solenidade de abertura, a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva, disse considerar  importante a realização do evento, lembrando que não é a primeira vez que a Universidade promove esse tipo de encontro. “As avaliações ocorriam de forma pontual e fechada e, hoje, estamos realizando de forma  aberta junto a comunidade universitária para avaliar a trajetória desde 2009, quando  houve a adesão ao Programa”, declara a reitora.

Nesse sentido, a reitora frisa que a Universidade não atua somente para o avanço do ensino superior, mas que há uma preocupação também para o melhoramento do Ensino Básico. Márcia Perales completa que a Universidade, apesar de estar atuando progressivamente nessa área, não deve ser confundida por essas ações e que não fazem parte de sua competência.

A reitora disse também que esse é o momento de avaliar com muita clareza, os procedimentos e critérios utilizados. “O momento é de expor algumas questões que nem sempre são agradáveis, já que as outras avaliações foram pontuais e não tiverem o desdobramento necessário para que tivéssemos um nível de aprimoramento desejado ao Parfor”, completa a reitora.

O pró-reitor de Ensino e de Graduação, professor Lucidio Rocha dos Santos, declara que a maior vocação da Universidade é a sua interiorização, a qual  apresenta um forte traço nas suas ações que já vem sendo desenvolvidas há quarenta anos, desde quando se instalou no campus do município de Coari. “Isso por si só, já demonstra a presença da Ufam no interior do Estado e que o Parfor é outra etapa para consolidação da Universidade no interior”, ressalta o pró-reitor.

O coordenador Geral do Programa na Ufam, professor Paulo Rogério da Costa Couceiro, acredita que esse é um grande momento de avaliar e discutir as ações desenvolvidas durante os quatro anos de existência do Programa. Quando nos observamos a dimensão territorial de abrangência do Programa, ficamos assustados. Mas que, por outro lado, percebemos o quantitativo de alunos matriculados e deduzimos que existe outra Universidade paralela atuando pela melhoria do ensino em nosso Estado, disse o coordenador.

Opinião

O coordenador do Curso de História pelo Parfor/Ufam, professor Aloysio Nogueira, destaca o decreto nº 6.755/2009 que irá mencionar durante sua palestra que irá desenvolver durante as atividades do Seminário. Para ele, o evento é de suma importância no contexto universitário para discutir e avaliar o programa.

O professor quando se desloca para as comunidades da Amazônia, se depara com uma realidade que requer grandes desafios, pois a maioria da mobilidade dos professores se dá por via fluvial e não por via área. É um momento rico para troca de experiências, pois vivenciamos circunstancias inesquecíveis de nossas vidas, finaliza o servidor e professor do Programa, Francisco Parente Junior. O servidor ressalta que para trabalhar nos programas de docência na Ufam sempre reserva suas férias. É um  procedimento ético.

Estavam presentes; a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva; o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima; o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucidio Rocha dos Santos; o coordenador geral do Parfor na Ufam, professor Paulo Rogério da Costa Couceiro e o pró-reitor adjunto da Proeg, professor Nelson Noronha.