Livros sobre educação no Amazonas são lançados pela Edua

As autoras Eunice Soeiro e Aldenice Alves Bezerra, ao centro a professora Suely Marquez As autoras Eunice Soeiro e Aldenice Alves Bezerra, ao centro a professora Suely Marquez A educação no Amazonas foi contemplada com duas obras literárias abordando diferentes perspectivas na noite da última sexta-feira (13). No Espaço Cultura da loja Bemol (Manauara Shopping), as professoras Eunice Soeiro e Aldenice Bezerra lançaram seus livros "Possibilidades para práticas pedagógicas nas escolas campesinas de Jaú" e "Educação Pública no Amazonas", respectivamente.

Os livros são frutos da parceria entre a Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). “A EDUA dá todo apoio aos nossos pesquisadores. O que queremos é trazer esses autores para perto da gente: aproximar academia e sociedade através das nossas publicações. Estamos buscando parcerias com esses autores, inclusive porque é uma forma de divulgar nossa literatura. A parceria com a FAPEAM é de grande valia quando o objetivo é disseminar e publicar temas voltados para nossa região” destaca a professora Suely Oliveira Marquez, diretora da EDUA.

“Possibilidades para praticas pedagógicas nas escolas campesinas de Jaú” é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido durante o Curso de Especialização em Metodologia, posteriormente submetido e aprovado no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura da Amazônia e do Programa de Pós-Graduação de Educação. Com a orientação do professor Jorge Gregório da Silva, do PPG de Educação, o projeto foi aperfeiçoado e em 2009 defendido como dissertação de mestrado de Eunice Soeiro, sendo aprovado por unanimidade e indicado para publicação.

A autora do livro, Eunice Maciel Soeiro, comenta sobre a peculiaridade dos alunos do Parque Nacional para o desenvolvimento da pesquisa: “O aluno de escola campesina é singular em virtude da cultura diversificada das comunidades locais. No Baixo Rio Negro nós temos, por exemplo, culturas oriundas de algumas tribos indígenas, outras em virtude do período da colonização da borracha e dos seringueiros, ou seja, os nordestinos que lá construíram famílias e ficaram na Amazônia por varias décadas e continuam lá e existe também a comunidade Tambô que tem uma cultura quilombola. Isso tudo dentro do Parque Nacional do Jaú”.

A educação ambiental é um importante meio para a conscientização das gerações que no futuro vão gerir os recursos naturais fundamentais para a qualidade de vida da sociedade. Sobre este aspecto, Suely comenta: “Desde 1940 temos tido alertas da necessidade de preservação em países emergentes, como os da África e Brasil, que precisam preservar suas áreas verdes tomando como exemplo a deterioração pelo qual o meio ambiente dos países desenvolvidos passou em virtude da forte industrialização. A preservação só é eficaz se todos estivermos unidos em prol de um único objetivo: guardar o que tem agora para não sofrer o amanhã. A educação vem justamente favorecer essa situação, pois é o meio pelo qual instrui, conscientiza e agrega valores”.

Marcando a transição entre períodos políticos distintos a partir da análise da educação, o livro “Escola Pública no Amazonas”, de autoria da professora Dra. Aldenice Alves Bezerra, é o posicionamento sobre as políticas públicas que nortearam a educação no Estado de 1980 a 1994, durante os governos de Amazonino Mendes e Gilberto Mestrinho. O foco da análise se centrou nas diretrizes expressas pelo poder executivo para o ensino público estadual, atenta-se também para as possibilidades de expansão quantitativa e qualitativa da educação no Amazonas.

“Houve um legado desses dois momentos que nos foi deixado, apesar da conjuntura política que o Brasil atravessava, mas este legado chegou com as limitações da própria conjuntura política, econômica e social que nós atravessamos. A educação, não somente no Amazonas, mas no País todo, enfrenta suas dificuldades, ainda tem muito a superar, porém já vencemos por ter se tornado uma educação democrática e abrangente”, resume a professora Aldenice.

Prestigiando o lançamento das obras, pronunciou-se a professora Arminda Mourão, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que destacou a importância das publicações na contribuição do desenvolvimento e fomento às pesquisas na faculdade e melhorias na educação do Estado.

As obras estão disponíveis para venda na Livraria LUA, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas.