Worshop de Fap expõe resultado de pesquisas pela primeira vez

Transmitir conhecimentos acerca dos conteúdos desenvolvidos durante a disciplina de Fundamentos da Assistência ao Paciente, os quais instrumentalizam a prática dos profissionais da enfermagem e medicina é o objetivo do I Workshop de Fap, que tem como tema principal “Enfermagem e Medicina de mãos dadas na assistência ao pacientes”. O evento ocorreu somente na manhã desta sexta-feira, 13, nas dependências da Escola de Enfermagem de Manaus.

Os trabalhos de pesquisa realizados por cerca de 90 alunos da disciplina Fundamentos da Assistência ao Paciente oferecida no primeiro período aos cursos de Medicina e Enfermagem permitem interagir os grupos de pesquisa de ambos os cursos. Foi o que disse a coordenadora do evento, professora Nariani Souza Galvão, que para seu entendimento, o aluno compreenderá as primeiras assistências ao paciente, como a verificação de sinais vitais, administração de medicamentos, precaução padrão, prevenção de contaminação, dentre outras.

De acordo com a coordenadora, o Worshop é a oportunidade para mostrar o que aprenderam na teoria e demonstrar na prática. A expectativa é que no futuro o Workshop venha ter outras edições, mas isso somente dependerá da aceitação acadêmica, declara a professora.

Para a coordenadora, o aluno que tiver mais informação e treinamento evitará erros grosseiros que ocorrem no dia a dia da assistência hospitalar. Então, a ideia é isso, passar a teoria e a prática, fazendo com que o acadêmico  resgate o conteúdo e o treinamento até a formação acadêmica, frisa.

A estudante do Curso de Enfermagem, Barbara Christe de Souza Brito, 22, que realizou visita técnica junto a Policlínica Gilberto Mestrinho, centro de Manaus, constatou a existência desse atendimento e de serviços, tanto no aspecto positivo quanto negativo. Segundo ela, o cuidado extremo aos pacientes é percebido assim que ele dá entrada na Unidade de Atendimento, envolvendo o máximo de atenção, entretanto, a falta de profissionais é o fator negativo que prejudica o desenvolvimento das ações realizadas pelos profissionais da saúde.

Apesar de ter oferecido inicialmente um atendimento completo, atualmente, essa única apenas oferece 30% de sua capacidade, prejudicando toda a população que busca atendimento médica de qualidade, completa.

Lucas Medina Areosa, 19, estudante de Medicina, acredita que durante o primeiro contato realizado junto ao Serviço de Atendimento à Saúde (SPA) do bairro do Coroado percebeu que os primeiros atendimentos ao paciente ocorrem de maneira positiva, mas que, segundo ele, isso deve ter melhorias quanto a contratação de novos profissionais, pois grande parte desses serviços são feitos por voluntariados, deixando insegura a população que não sabe quando isso pode durar. O objetivo desse tipo de estrutura é desafogar os hospitais de grande porte que fazem os atendimentos emergenciais, finaliza Lucas Medina.