Ufam homenageia entidades de fomento à pesquisa no III Wopi

O vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, concedeu placa comemorativa às instituições que financiam projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI); para os representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); para representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTi/AM) e para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas ( Fapeam), durante a solenidade de abertura do III Workshop de Pesquisa em Informática (WOPI). O evento ocorre até sexta-feira, 13, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia (FT).

Para o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o financiamento das pesquisas pelas três instituições se consolida com as homenagens justas, tendo seu reconhecimento por meio das parcerias que a Universidade tem feito nos últimos anos. O vice-reitor disse que, de certa forma, isso vem contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa no âmbito da pós-graduação, como também para a capacitação de recursos humanos e serviços.

“Sempre que visito o Instituto de Computação (IComp) lembro que a área de informática é a mais competitiva. Então, para se destacar, é necessário empenho, dedicação, competência, criatividade, enfim, uma série de atributos que congregam não somente no PPGI, mas também no curso de graduação”, declarou o vice-reitor.

Para o coordenador do evento, professor César Augusto Viana Melo, o evento objetiva promover o PPGI, por meio da apresentação de 76 artigos desenvolvidos no âmbito do Programa, cujo formato é semelhante a uma conferência com várias seções técnicas de apresentações. Cada coordenador de linha de pesquisa faz uma apresentação geral e os alunos integrantes dos grupos de pesquisa fazem suas apresentações mostrando vários estudos realizados por eles.

Segundo ele, os grupos que atuam no PPGI realizam pesquisas nas áreas de Engenharias de Sotfware, Inteligência Artificial, Segurança de Sistemas, Redes de Computadores, Otimização, Bioinformática, Teoria dos Jogos, Informática na Educação, Sistemas Embarcados, Recuperação de Informação e Mineração de Dados e Visão computacional e robótica.

César Melo ressalta que os artigos a serem apresentados foram selecionados a partir da escolha definida pelos grupos de pesquisa.  Além disso, a palestra “Currículo da Ciência da Computação – ACM/3E” ministrada pelo pesquisador peruano Ernesto Quadros, cujo objetivo é promover o PPGI para atrair estudantes de países vizinhos a realizarem sua pós-graduação na Ufam, como os da Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia, dentre outros.

Homenagens

Ao receber a placa comemorativa, o representante da Suframa, José Nagib da Silva Lima, comentou que, na sua terceira edição, o Wopi traça sua história com sucesso. "O desenvolvimento regional passa por uma esfera que compreende uma teia infinita de relações, em que o Wopi é uma soma de valores que faz refletir sobre a nossa capacidade de geração de conhecimento", frisou.

O representante da Fapeam, Edilson Soares, afirmou que sempre que alguém consegue uma visibilidade desse nível por merecimento é uma satisfação para todos que trabalham com ciência e tecnologia.

Luzia Rodrigues salientou que a Secti tem um papel fundamental na gerência de políticas públicas em CT&I no Estado do Amazonas, pois conta com o apoio de profissionais das diversas áreas do conhecimento, lembrando que sempre contou com os profissionais do ICOMP e do PPGI para o avanço das políticas de desenvolvimento no Estado.

Compuseram a mesa de abertura do evento, além do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, o diretor de Instituto de Computação (IComp), prof. Ruiter Braga Caldas; o representante da Suframa, José Nagib da Silva Lima; a representante da Secti/AM, Luzia Raquel Queiroz Rodrigues; o representante da Fapeam, Edilson de Souza Soares; o diretor do Dap/Propesp, professor Leandro de Moura Martins; a coordenadora do PPGI, professora Eulanda Miranda dos Santos e o coordenador do evento, professor César Augusto Viana Melo.