XX Congresso de Economia discute temática sustentável e concede menção honrosa a professor da UFAM

Mesa do evento contou com representantes de organizações públicas e do setor privadoMesa do evento contou com representantes de organizações públicas e do setor privado

Com expressiva presença do público e sob a temática ““Economia, Desenvolvimento e Mudanças Econômicas Globais”, o Conselho Regional de Economia encerra nesta sexta-feira, dia 6, o XX Congresso Brasileiro de Economia, com a palestra do economista Eduardo Campos, discorrendo sobre “Federalismo e Desenvolvimento regional no Brasil”, a partir das 19h, no Tropical Hotel.

Durante o dia, a programação terá exposição de trabalhos científicos e minicursos.

Os trabalhos científicos discutem “Mensuração alternativa do bem estar das nações: o índice de desenvolvimento humano eficiente”; “Análise empírica do efeito transbordamento e da taxa de câmbio sobre economia brasileira nas últimas duas décadas” e “A Saúde das crianças em economia parceiras: uma leitura nos dados do Brics, Mercosul e Nafta”.

Os minicursos que acontecem nos salões Tarumã, Imperial trabalharão a “Criatividade e Economia Criativa” e “Pensamento Econômico de Ignácio Rangel e sua contribuição para a interpretação do desenvolvimento econômico brasileiro”.

Há também palestras especiais e palestras temáticas. “Perspectivas econômicas na região Amazônica” e Desafios e avanços na gestão de cidades amazônicas: o caso de Manaus” são palestras especiais.  Já as palestras temáticas tem como escopo “Mudanças econômicas globais e desenvolvimento: as novas perspectivas do debate contemporâneo e seus efeitos no Brasil”, além de outros eixos.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Economia da 13ª região, Marcus Anselmo da Cunha Evangelista, o principal objetivo do congresso é servir de fio condutor às várias sessões de trabalho. “Queremos proporcionar a todos os participantes a possibilidade de usufruir das conclusões dos debates e reflexões sobre os desafios que se colocam às organizações públicas e privadas perante a necessidade da sustentabilidade ambiental com premissas de uma economia produtiva, dinâmica e eficiente com a utilização dos recursos naturais, sem esquecer o compromisso com a inclusão social e a renda”, disse.

Premiações

À direita, o professor e economista Francisco de Assis Mourão, recebendo o certificado de menção honrosaÀ direita, o professor e economista Francisco de Assis Mourão, recebendo o certificado de menção honrosa

O XX Congresso de Economia iniciou na última quarta-feira, dia 4, com a presença de presidentes estaduais, regionais e federais dos conselhos de economia e representantes dos chefes do executivo estadual e municipal.

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales Mendes Silva, foi representada, na ocasião, pela professora Mariomar de Sales Lima, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Durante a cerimônia houve a entrega do “Prêmio Brasil de Economia” aos vencedores das diversas categorias e a Menção Honrosa, na categoria Dissertação de Mestrado, ao professor, economista  e decano da Faculdade de Estudos Sociais, Francisco de Assis Mourão, com o trabalho “Uma contribuição metodológica ao cálculo do valor adicionado nas atividades de exploração de recursos naturais latentes”.

Mourão foi o único representante da região Norte do País na premiação. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable