Professores da UFAM participam do XX Congresso de Economia, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de setembro

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) participa, entre os dias 4 e 6 de setembro, do XX Congresso Brasileiro de Economia, com a apresentação de trabalhos de professores de diversas áreas do conhecimento.

Com o tema central “Economia Verde, Desenvolvimento e Mudanças Econômicas Globais”, o encontro visa discutir o futuro do planeta, repensando aqueles processos de produção que, como consequência, esgotam os recursos naturais bem acima da capacidade de regeneração do planeta.

Sob esta ótica, entre os trabalhos elaborados por discentes da UFAM e selecionados pela coordenação do Cofecon estão: “Aplicações da Tabela de Recursos e Usos (TRU), com foco no Desenvolvimento Sustentável, do doutor em Planejamento Energético, André Frazão Teixeira; “A importância dos arranjos institucionais para o êxito do Projeto Carauá, no Amazonas, análise de contextos” e “Mercados e contratos: Instituições relevantes no processo de comercialização e da cadeia produtiva agrícola”, do mestre em Desenvolvimento Regional, Franciclei Burlamaque Maciel.

Segundo o membro do Comitê Científico do Cofecon, professor Alexandre Rivas, a estimativa é que ao menos mil congressistas participem do evento, que estabeleceu um elo forte com a Universidade em virtude dos expositores, mestrando e doutorandos, serem oriundos da Instituição. “Desde 2009 estamos nos preparando para esse encontro, que terá palestrantes nacionais e internacionais a destacar a economia sustentável como o modelo a ser adotado pelos países daqui para frente”, disse.

A mestre em Serviço Social, pela Universidade Federal do Amazonas, Hamida Assunção Pinheiro, também dará sua cooperação com o tema “Economia Verde: Contribuição Teórica para uma gestão ecossocial” e os trabalhos “Polo Industrial de Manaus (PIM): A medida de seu valor adicionado comparado ao resto do Brasil” e “O Distrito Agropecuário da Suframa: uma promessa”, dos doutores em Economia, Mauro Thury Vieira Sá e Luiz Roberto C Nascimento, respectivamente, serão igualmente expostos durante o evento.

Mestres em Desenvolvimento Regional, Anderson Litaiff da Costa, Bruno Freitas Rocha e Caroline Vasconcelos estão, igualmente, com trabalhos nos espaços da Cofecom.  São eles: “Crescimento econômico e educação: explorando análises cross-section para as unidades da Federação e municípios amazonenses”; “Educação e Desenvolvimento Regional: Evidências para a região Norte”; “O consumo intermediário de atividades selecionadas da indústria de transformação amazonense em 2006”.

O Congresso contará também com a participação do Diretor da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, professor Sylvio Puga, que coordenará a mesa temática "Economia e Sustentabilidade em Setores Relevantes: Enegéticos, Mineral e Conexos".